×

Negócios/Economia

Receita de serviços cresce 0,4% no mês de maio

Puxado por transportes, serviços administrativos e tecnologia da informação, a receita do setor de serviços apresentou alta de 0,4% na comparação entre abril e maio. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra ainda que de 8 segmentos, 13 apresentaram desempenho positivo em maio. Os quatro subgrupos de transporte ficaram no azul no período: a receita de transporte terrestre cresceu 0,4%; de aquaviário, 3,4%; aéreo, 2,6%; e armazenagem, 1,1%.

Já o volume de vendas no serviço, também em maio, apresentou estabilidade. Segundo Roberto Saldanha, Técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, esse resultado ocorreu a despeito de alguns segmentos em terreno positivo.

“O que nós podemos destacar é que os serviços prestados às famílias se mantiveram estáveis e os turísticos apresentaram crescimento real de 0,4%”, relatou. “No caso do turismo, o volume foi puxado pela Região Sul, que atraiu mais turistas em função das baixas temperaturas de maio”, explicou.

Vendas avançam

O IBGE informou ainda que em maio houve aumento de volume no grupo de serviços profissionais, administrativos e complementares (+0,7%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,5%) e outros serviços (1,2%).

Regionalmente, o setor de serviços apresentou as maiores variações positivas no Acre (3,9%), Pará (2,1%) e Ceará (1,5%). A lista de Estados no azul segue com Mato Grosso do Sul (1,4%), Rio de Janeiro (1,1%), Piauí (1,1%), Rio Grande do Norte (0,9%), Santa Catarina (0,8%), Paraná (0,8%), Sergipe (0,7%), Roraima (0,6%), Amazonas (0,5%), Tocantins (0,2%) e Espírito Santo (0,1%).