×

Cultura

Receita de camarão do Bar das Ostras vira patrimônio da cultura alagoana

Teotonio destaca qualidade dos chefs e restaurantes de Alagoas

“Estamos colocando na agenda do Estado, pela primeira vez, um produto genuinamente alagoano, um emblema da nossa gastronomia. Já conheci turistas que afirmaram vir a Maceió para comer. A qualidade dos nossos restaurantes é reconhecida e parabenizo todos os chefs e proprietários aqui presentes. Quero fazer uma homenagem especial a Marta Silva, suas irmãs e toda a família, pela autoria desta receita de camarão tão especial. Um ponto de partida perfeito para o registro do patrimônio imaterial da cultura”. Com estas palavras, o governador Teotonio Vilela Filho assinou o projeto de lei que cria o registro de patrimônio imaterial da cultura, no salão nobre do museu Floriano Peixoto, durante a tarde de sexta-feira (12).

O projeto de lei será encaminhado a Assembléia Legislativa do Estado. Quando aprovada, a lei será executada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com a nova lei, diversas manifestações e tradições populares como artesanato, folclore, gastronomia ou mesmo locais emblemáticos de Alagoas poderão se tornar patrimônio imaterial da cultura.

A iniciativa da solicitação para reconhecimento da receita partiu do grupo Sococo e marca os 45 anos da empresa. Teotonio Vilela destacou a importância do grupo como marca reconhecida nacionalmente, além do papel de geração de emprego e renda no Estado.

O diretor presidente da Sococo, Emerson Tenório, ressaltou o esforço do jornalista Ênio Lins e do superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), Marcos Vieira, no que diz respeito ao trabalho de pesquisa para encontrar as filhas dos proprietários do extinto Bar das Ostras, Pedro e Oscarlina Silva, criadora da receita, guardada a 7 chaves durante 58 anos e que agora constitui um patrimônio público.

O Bar das Ostras encerrou suas atividades em Maceió no ano de 2002. Segundo o próprio governador Teotonio Vilela, “tantos alagoanos tem histórias do Bar das Ostras para contar. Tenho certeza que, estejam onde estiverem, Dona Oscarlina e seu Pedro estão aplaudindo esta iniciativa”, relembrando os tempos em que frequentava o local com seu pai e toda a família.

Após a solenidade, os convidados degustaram a receita de camarão do Bar das Ostras. Entre os convidados, o proprietário do restaurante Divina Gula, André Generoso, destacou a iniciativa como “uma lição para o país” e fator de valorização dos produtos locais e da gastronomia alagoana.

O chef-executivo e proprietário do restaurante Le Corbu, Jorge Bandeira, diz que já integrou a receita ao cardápio de entradas do estabelecimento. “Este prato faz parte da memória gustativa do alagoano. Parabenizo a Sococo na pessoa do Emerson Tenório pela brilhante ideia de prestigiar a cultura em nosso Estado. E ter a sorte de iniciar este projeto com a gastronomia, da qual faço parte”, disse o chef de cozinha.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), José Eutimio Brandão Junior, destacou a relevância da receita para “engrandecer e valorizar a gastronomia local, com a inclusão do famoso e tradicional prato da culinária alagoana. Nossa entidade vai trabalhar para divulgar e difundir esta receita em todos os restaurantes associados”, afirmou o representante da Abrasel.

A filha dos donos do antigo Bar das Ostras, Marta Silva, agradeceu a todos pelo reconhecimento do trabalho de sua família, reafirmando que a receita está disponível para todos, “é tão simples quanto à pessoa que o criou”, disse, ao se referir a sua mãe Oscarlina.

Estiveram presentes ao evento, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas; a secretária de Estado do Turismo, Daniele Novis; o vice-governador, José Thomaz Nonô; o presidente da Assembléia Legislativa, Fernando Toledo, além de donos de restaurantes, chefs, representantes dos setores de turismo, cultura e gastronomia no Estado.