×

Maceió

Recadastramento biométrico em Maceió causa tumultos e confusões

O recadastramento biométrico realizado pela Justiça Eleitoral em Maceió vem causando tumultos e confusões devido ao grande número de eleitores que comparecem diariamente a sede do Fórum Desembargador Moura Castro, localizada na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol,.

O Fórum é atualmente, o único posto disponível para o recadastramento eleitoral em Maceió. Nesta terça-feira (5), mais uma vez, centenas de eleitores bloquearam a principal avenida da capital alagoana, devido a falta de fichas para o atendimento. Policiais militares agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito foram chamados ao local e depois de algumas negociações conseguiram desobstruir a via.

Para Luiz Moura, morador do bairro da Serraria e que chegou antes de 7h ao fórum, a falta de respeito com a população é nítida por parte da justiça eleitoral. “Aqui não se respeita nem idosos e nem gestantes. Existe um número muito pequeno de fichas sendo distribuídas. É um absurdo. Das 500 fichas que o TRE anunciou que seriam entregues no horário da manhã, apenas 200 foram distribuídas”, desabafa o eleitor.

Após vários dias de tumulto, os juízes das quatro zonas eleitorais de Maceió (1ª, 2ª, 3ª e 4ª) decidiram, divulgar, conjuntamente, uma nota oficial, com novas informações e orientações à população em relação as estratégias que passarão a ser adotadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

De acordo com a nota, ainda neste mês, as equipes de servidores da Justiça Eleitoral que vêm atuando no recadastramento em Maceió serão reforçadas com 52 funcionários cedidos pelo governo do Estado e 50 pela Prefeitura de Maceió. Também será á mantido o sistema de pré-agendamento.

O atendimento ao eleitorado passará a ser de forma descentralizada, com mais três postos na periferia (Conjunto Benedito Bentes); no galpão da Caixa Beneficente da Polícia Militar (Trapiche da Barra) e nas instalações do complexo educacional FITS (Cruz das Almas).

Ainda segundo a nota, os atendimentos aos eleitores também ocorrerão em dois turnos. Com as alterações no calendário. Os eleitores nascidos no mês de janeiro passando a ser atendidos até 12 de agosto. Quanto aos nascidos nos demais meses, deverão aguardar os novos prazos que serão divulgados pela Justiça Eleitoral.