×

Alagoas

Rebocador encalhado no Pontal do Peba foi levado para Aracaju

Rebocador da Vale do Rio Doce foi levado de volta para Aracaju-SE

Depois de quase uma semana encalhado no Pontal do Peba, praia situada no município de Piaçabuçu, Litoral Sul de Alagoas, finalmente o rebocador da companhia mineradora Vale do Rio Doce foi retirado da beira-mar. O desencalhe aconteceu na madrugada deste domingo, 25, operação realizada por dois rebocadores de empresas particulares que conduziram a embarcação danificada de volta ao porto de Aracaju.

O retorno à capital sergipana, ponto de partida da viagem que tinha a cidade de Belém-PA como destino, foi necessário para que possam ser feitos os reparos no rebocador que encalhou no litoral alagoano na madrugada de segunda-feira, 19. De acordo com o capitão tenente Tadeu Henrique Santos, agente fluvial da Capitania dos Portos da agência Penedo, a operação de desencalhe da embarcação transcorreu sem problemas, aproveitando o horário de pico da maré alta no Pontal do Peba.

“Dois rebocadores puxaram a embarcação com cabos, felizmente sem nenhum problema, mas o trabalho de investigação da Marinha do Brasil continua porque precisamos apurar os motivos que levaram à quebra do rebocador”, explicou o capitão tenente Tadeu Henrique Santos. O risco de vazamento de óleo na embarcação que armazenava 50 toneladas de óleo diesel felizmente não aconteceu, conforme informou o agente fluvial.

O inquérito para apurar as causas do encalhe devem ser concluídos em 90 dias, mas pode ser prorrogado se houver necessidade. A princípio, o rebocador da Vale do Rio Doce teria esbarrado em um banco de areia, o que causou danos à hélice e ao leme da embarcação que tornou-se, ainda que por pouco tempo, mais um ponto de atração aos visitantes e banhistas que frequentam a Praia do Peba.