×

Brasil/Mundo

Rebitagem: dicas para que esse procedimento seja totalmente seguro!

Para realizar um processo de rebitagem 100% seguro é preciso contar com especialistas para conduzirem a operação, além de rebites e rebitadeiras qualificados para tal atividade!

Isso quer dizer que a rebitagem é mais do que colocar um rebite em uma máquina de rebite para unir peças. Tudo começa na escolha dos profissionais responsáveis pela tarefa, dos tipos de rebites e tamanhos de rebites ou em escolher comprar uma rebitadeira profissional, industrial ou manual.

Esses e outros cuidados tem ligação direta com a segurança dos envolvidos no processo de rebitagem, como também ajudam a evitar prejuízos com a perda de materiais.

Quer saber mais? Continue acompanhando o conteúdo e aproveite para anotar todas as dicas!

Não esqueça da lubrificação dos elementos fixadores

Os elementos de fixação rebites precisam necessariamente ser lubrificados para garantir uma fixação segura, diminuindo a possibilidade de atrito entre as peças.

Sempre que for lubrificar seus elementos fixadores verifique a composição química, coeficiente de atrito e faixas de temperatura.

Manutenção de peças com rebites e de rebitadeiras

A manutenção é indispensável para qualquer segmento, portanto, com a fixação industrial não poderia ser diferente – principalmente quando estamos nos referindo a máquina rebitadeira.

Tudo que é feito com qualidade exige uma preparação e cuidados adequados, por isso, os proprietários de rebitadeiras devem seguir o prazo indicado para que os equipamentos passem por procedimentos de manutenção preventiva!

Além de evitar gastos frequentes com consertos, essa cautela também prolonga a vida útil da ferramenta e garante que todas as rebitagens feitas sejam de acordo com o esperado e proporcionem o mesmo nível de qualidade de uma rebitadeira nova.

Já em relação ao cuidado com as peças de rebites, tudo vai depender diretamente do material do rebite – já que existem modelos de rebite em inox, rebite de metal e rebite de aço. Para que se mantenham conservados e eficientes, sem a possibilidade de afrouxar ou qualquer outro problema, você deve consultar especialistas e garantir que não tenham contato com substâncias corrosivas ou oxidantes.

Saiba de onde vêm os seus produtos

Faz toda diferença saber qual é a procedência dos rebites e das rebitadeiras que você adquire, porque assim saberá se realmente vale a pena investir nesses produtos e garantir sua segurança.

Para isso é importante escolher bem a empresa fornecedora, de forma que seja uma instituição comprometida em esclarecer dúvidas quanto a competência e origem dos produtos.

Mais do que saber se a empresa disponibiliza diversos modelos e medidas de rebite, você deve saber: como foram fabricados, com o que são revestidos, onde foram armazenados e como foram transportados!

Essas características podem de fato te ajudar a avaliar uma empresa e saber se é ou não uma fornecedora confiável para fazer rebitagens seguras.