Rachel Cabús, candidata à presidente pela chapa “OAB para Todos”, foi entrevistada na última quinta-feira (25/10) pelo jornalista Plínio Lins, na Conversa de Botequim. Segunda a participar da rodada de entrevistas com candidatos, Rachel Cabús falou sobre as propostas apresentadas por sua chapa e respondeu a perguntas enviadas pelos demais candidatos.
Num bate-papo descontraído, Rachel Cabús contou que é advogada militante há mais de 20 anos e que conhece a realidade de quem trabalha na advocacia alagoana. Ela lembrou que foi uma vice-presidente atuante ao lado de Omar Coêlho – que concorre na mesma chapa como candidato ao Conselho Federal da OAB.
Rachel reafirmou que quer fazer uma OAB para todos, lutando pelos advogados e ampliando a atuação nas questões sociais. “Na nossa gestão nós não nos limitamos ao que está no papel. Fizemos questão de ir além disso”, destacou. Ao explicar o que espera fazer em defesa do advogado, a candidata da OAB Para Todos justificou que não aceita manipulações. “Sempre fui briguenta, mas pra defender as pessoas. Odeio injustiça”, afirmou.
Ao ser questionada sobre o elevado número de chapas que concorrem à eleição, Rachel Cabús foi enfática ao explicar que a atual gestão saneou as contas da OAB e deu uma projeção positiva à imagem da entidade. “Sentar na cadeira para gerir com tudo arrumado é fácil, mas quero ver gerir com um débito enorme na Caixa de Assistência, como tínhamos quando assumimos na primeira gestão do Omar”, afirmou. “Apesar disso, fizemos muita coisa. Conseguimos sanar esse débito imenso e hoje a Caixa está investindo em salas equipadas para os advogados nos fóruns de todo o Estado”, disse.
Plínio Lins elogiou a escolha de Paulo Brêda para ser o vice da chapa, fazendo referência à sua atuação no combate à corrupção eleitoral e como presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública. Brêda comentou que muito do que foi feito pela OAB/AL ganhou destaque em todo o Brasil. “Falta militância a muitos candidatos. Muita gente que não conhece o dia a dia da advocacia”, assegurou, explicando o motivo pelo qual escolheu a chapa. “A OAB é do advogado, mas também é da sociedade. Por isso escolhemos o nome OAB Para Todos”, detalhou.
Ao final da entrevista, Plínio Lins parabenizou o presidente Omar Coêlho pelo trabalho feito ao longo de duas gestões a frente da OAB e por sua figura pública, sempre associada à lisura, à ética e ao combate à corrupção. “Estamos juntos e vamos manter a OAB tão atuante quanto ela é hoje”, afirmou Rachel Cabús, dizendo que sua gestão dará continuidade ao que vem dando certo atualmente, como a Semana do Jovem Advogado e o elevado número de desagravos em defesa dos advogados.
