×

Cultura

Quinta Sinfônica abre temporada com Teatro Deodoro lotado para ouvir Vivaldi

A temporada 2013 do projeto Quinta Sinfônica, realizado pela Orquestra Sinfônica Universitária, começou com o concerto As Quatro Estações, de Vivaldi, na quinta-feira 28 de março, no Teatro Deodoro. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL) e a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).

O Teatro Deodoro ficou pequeno para tanta gente, a ponto de, infelizmente, muitos tiveram que volta para casa sem ver o concerto, porque a capacidade máxima foi alcançada. Cerca de 100 pessoas não puderam assistir ao espetáculo.

A regência esteve a cargo do maestro e professor Fagner Magrinelli, mestre em violino do curso de Música na Universidade Texas Tech. Durante o evento, o público ainda pôde assistir à declamação de poesias de Vivaldi, feita pelos professores de literatura Ari Denisson e Marcelo Marques.

Vivaldi

Nascido em 1678, Antonio Lucio Vivaldi compôs pelo menos 770 obras, que chamavam a atenção pela diversidade, já que vão de concertos a óperas. Foi ele o primeiro a inserir instrumentos solistas dentro das orquestras, além de criar novas formas de executar músicas com o violino.

Suas composições influenciaram músicos de grande porte, como Bach, seu contemporâneo, que chegou a transcrever seus concertos para o cravo. Após sua morte, a obra deixada por Vivaldi caiu no esquecimento até o início do século XX, quando voltou graças a seus admiradores.

Projeto Quinta Sinfônica

Idealizado pelos integrantes da Orquestra Universitária, o projeto Quinta Sinfônica surgiu em 2011, com o objetivo de oferecer ao público um novo espaço para fruição de música clássica e, assim, estimular a divulgação desse gênero musical.

As apresentações ocorrem sempre no Teatro Deodoro, na última quinta-feira de cada mês, com um repertório variado que inclui compositores clássicos e famosos.