×

Alagoas

Quilombolas se reúnem sábado para eleger coordenação estadual

Representantes da cultura negra de Alagoas estarão reunidos no próximo sábado, 23, em Arapiraca, para eleger e aprovar a constituição da Coordenação Estadual das comunidades remanescentes de quilombos no Estado. O encontro tem o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e será realizado às 9h na Câmara de Dirigente Lojistas.

“A formação desta Coordenação Estadual tem como finalidade a defesa dos direitos e interesses das associações e das comunidades quilombolas alagoanas. Esta articulação e união são importantes na luta pela garantia da sustentabilidade social, política e cultural deste povo”, explicou Geraldo de Majella, presidente do Iteral.

Segundo a gerente do núcleo quilombolas, Berenita Melo, a ideia é que a Coordenação Estadual receba o nome de Ganga Zumba – Alagoas, em homenagem ao primeiro grande chefe do mais famoso quilombo do Brasil: o Quilombo dos Palmares. “Ganga Zumba era tio de Zumbi. Foi o primeiro líder. Com a escolha deste nome, os quilombolas fazem uma justa homenagem. É como se eles fossem os sobrinhos ou os próprios filhos de Ganga Zumba”, afirmou Berenita.

Além da escolha do nome para a coordenação, os participantes do encontro também vão eleger a estrutura organizacional da entidade e os direitos e deveres dos associados. A coordenação deverá se orientar independente de partidos políticos e não fará discriminação de cor, raça, orientação sexual e gênero, religião ou convicção política.

“O estatuto da Coordenação Estadual dos Quilombolas já existe. Neste encontro de sábado estaremos nos articulando, organizando e nos unindo ainda mais nas decisões. É muito importante para o desenvolvimento das comunidades no Estado”, disse Genilda Silva, líder quilombola da comunidade Carrasco, em Arapiraca.