Loco Abreu e Lugano procuram a vitória para a Celeste
As seleções da África do Sul e Uruguai fazem nesta quarta-feira, às 15h30 (de Brasília), no estádio Lottus Versfeld, em Pretória, um duelo praticamente decisivo para suas pretensões de se classificarem às oitavas de final da Copa do Mundo. O perdedor sabe que terá chances de reduzidas de avançar na última rodada do Grupo A.
Após a primeira rodada, essas seleções somam apenas um ponto. A anfitriã África do Sul estreou com um empate por 1 a 1 com o México, depois de segurar a vantagem no placar até os 33 minutos do segundo tempo. Já os vizinhos uruguaios ficaram na igualdade sem gols com a França, num jogo de fraco nível técnico e de poucas emoções.
A necessidade da vitória deve proporcionar uma partida franca. “Se nos contentarmos com três empates não vamos nos classificar”, disse o técnico da África do Sul, o brasileiro Carlos Alberto Parreira. “Não ficaremos atrás esperando por erros (do adversário). Temos que nos arriscar, de outra forma não iremos a lugar nenhum”.
O treinador brasileiro deverá fazer uma única alteração nos sul-africanos: sai o lateral-esquerdo Twala, que sofreu para marcar os mexicanos no primeiro tempo da estreia, e entra Masilela. “Teremos um posicionamento diferente do que o do da partida contra o México porque eles são a equipe mais ousada do campeonato e tivemos que enfrentá-los de uma forma diferente com a que faremos contra o Uruguai”, explicou.
O técnico uruguaio, Oscar Tabarez, também anunciou que privilegiará o ataque, tanto que sacou o meia Ignacio González pelo atacante Cavani, recuando Forlán para o meio de campo. “Acho que este é o time que melhor se adapta às características do adversário e o que está mais bem preparado para jogar essa partida”, afirmou o treinador, que também trocará Victorino por Fucile na lateral esquerda. “Buscamos um funcionamento melhor da posse de bola. Não serão somente três atacantes, esses jogadores sabem ser contundentes”.
FICHA TÉCNICA:
ÁFRICA DO SUL – Khune; Gaxa, Mokoena, Khumalo e Masilela; Letsholonyane, Dikgacoi, Piennar, Modise e Tshabalala; Mphela. Técnico – Carlos Alberto Parreira.
URUGUAI – Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Fucile; Ríos, Pérez, Álvaro Pereira e Forlán; Suárez e Cavani. Técnico – Oscar Tabarez.
Árbitro – Massimo Busacca (SUI).
Horário – 15h30 (de Brasília).
Local – Estádio Lottus Versfeld, em Pretória (África do Sul).
