
Quem será o próximo governador de Alagoas? O eleitor decidirá neste domingo, 31.
Quem será o próximo governador de Alagoas? Teotônio Vilela (PSDB) ou Ronaldo Lessa (PDT)? A resposta será dada pelo eleitorado alagoano neste domingo, 31, quando acontece o segundo turno das eleições, pleito que também vai definir o novo presidente brasileiro, cargo que poderá ser exercido por Dilma Roussef (PT) ou José Serra (PSDB).
Os preparativos para garantir que a votação transcorram normalmente em Alagoas estão sendo finalizados, sem registro de incidentes no transporte das urnas eletrônicas pelos Correios ou deslocamento de policiais militares para reforçar o efetivo nas cidades que a justiça eleitoral solicitou apoio. O que deve atrasar o início dos trabalhos nas seções eleitorais é a falta de mesários, ausência verificada no primeiro turno das eleições.
Abstenções
Sobre o não comparecimento do eleitor, a expectativa é de aumento no número de abstenções, acréscimo que tradicionalmente acontece, comparando dados dos pleitos com realização de primeiro e segundo turnos. Em Alagoas, dos 2.033.483 eleitores aptos a exercer seu direito de escolha, 449.638 deixaram de comparecer no primeiro turno, segundo dados disponíveis na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ausência de eleitores neste domingo, 31, tende a ser maior por conta do feriado prolongado, com muita gente aproveitando para ‘enforcar’ a segunda-feira devido ao Dia de Finados, celebrado na terça, 02. Em Penedo, dos 39.438 eleitores aptos a votar, quase dez mil eleitores deixaram de comparecer no primeiro turno.