Na madrugada de hoje, 17, um grave incêndio foi registrado na vegetação próxima à Usina de Xingó, geradora de energia elétrica da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) situada entre Sergipe e Alagoas. O fogo que rapidamente se espalhou e tomou proporções gigantescas ameaçava os equipamentos da usina que é responsável pelo fornecimento de energia para os estados de Alagoas, Sergipe e Bahia.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros, sediada em Itabaiana, distante 58 km da capital Aracaju, foi acionada por volta das 4 horas da manhã desta quarta-feira para conter o fogo que se alastrava na cidade de Canindé do São Francisco, onde a usina está situada, posição que fica a apenas seis quilômetros do município alagoano de Piranhas. A ocorrência preocupava pessoas da região que se assustavam com a proporção que o incêndio tomava.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Itabaiana, Coronel França, contou em entrevista a uma rádio que o fogo já foi controlado, no entanto, uma equipe do órgão permanece no local fazendo o rescaldo. França aproveitou para pedir à população que tivesse mais cuidado com relação à queimada de vegetação. “É muito perigoso e pode ceifar vidas humanas. Dessa vez conseguimos controlar o fogo, mas da próxima vez pode não ser assim”, disse ele.
Uma equipe de peritos foi chamada ao local para averiguar a causa do incêndio. A hipótese de incêndio criminoso não foi descartada.