Um dia repleto de inaugurações. Assim foi marcado o primeiro dia da 26ª Festa da Cultura no município de Quebrangulo. A secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Solange Jurema, e o prefeito Marcelo Lima, inauguraram nesta sexta-feira (4), a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social do município, e o anexo de uma escola estadual.
Quebrangulo foi contemplado no último mês de dezembro com um convênio do governo Estadual e recebeu R$ 30 mil para a instalação do Cras na cidade. Foi com este recurso que o município reformou e equipou um prédio para atender melhor aos usuários do Cras. Além da reforma do prédio, o investimento serviu para a compra de condicionadores de ar, televisores, aparelhos de DVD, data show e computadores.
Aos 91 anos e viúva, dona Juvenida da Silva é usuária do Cras. Ela faz parte do grupo de idosos Reviver formado por 50 quebrangulenses que se reúnem semanalmente para desenvolver atividades físicas, participar de palestras, grupos de pintura, bordado, teatro, além de grupos folclóricos como Pastoril e Peneira. “Eu acho muito bom participar dessas atividades, assim eu me divirto, ocupo a minha cabeça e não fico em casa preocupada”, desabafou.
Além dessas atividades, o Cras de Quebrangulo desenvolve aulas de teatro, dança, música, esporte, reciclagem, lazer e informática no Projovem. Tem ainda o Clube de mães que atende gestantes em situação de vulnerabilidade social, fazendo o acompanhamento durante a gestação e realizando aulas de bordado, e pintura em tecido – onde as futuras mamães confeccionam o enxoval de seus respectivos bebês.
O Cras abriga ainda, o Telecentro da cidade que oferece cursos de informática, de corte e costura, laticínio, serigrafia, entre outros. Nas instalações da unidade, o centro possui também uma banda infantil de Flauta Doce, a banda de Fanfarra Sete Cores, o Peti e uma Brinquedoteca.
A secretária de Estado, Solange Jurema, relatou as mudanças na assistência social, com o fim do assistencialismo e troca de favores. “A assistência social está passando por uma transformação, onde acabamos o assistencialismo, que não tirava ninguém da pobreza e implantamos o Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, salientou.
Segundo Solange Jurema, o Suas reconhece o direito que todo cidadão tem à assistência. “Para que esse sistema fosse colocado em prática era preciso de equipamentos para executar esta política e foi aí que surgiram os Cras. Este equipamento serve para reintegrar o idoso, o adolescente para fortalecer a família”, explicou.
Ela destacou a importância dos gestores compreenderem a política de assistência social e da necessidade de fazer políticas integradas. Na ocasião, Jurema anunciou que Quebrangulo será contemplado com o cartório na maternidade.
O prefeito Marcelo Lima reconheceu a importância que os equipamentos da assistência social têm na diminuição da pobreza e destacou a necessidade de trabalhar em parceria com o governo do Estado.
“Quebrangulo está entre os municípios mais pobres de Alagoas, essas inaugurações provam que quando a gente quer, é possível fazer. A equipe tem levado a assistência social a sério, estão trazendo e executando novos projetos. Hoje estamos inaugurando este prédio com recursos estaduais”, disse.