Moradores da localidade se uniram e resolveram, por conta própria, pintar o quebra-molas
Mesmo com toda sinalização informando a presença de um novo quebra-molas nas imediações da rótula da Toca Índio, na parte alta de Penedo, cinco acidentes foram registrados nesta terça-feira, 04, em menos de 12 horas da construção da rampa feita aparentemente de material próprio para asfalto e fora dos padrões estipulados pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
De acordo com o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política nacional de trânsito, os quebra-molas devem ser obrigatoriamente sinalizados, pintados e ter as medidas de 08 centímetros de altura por 1,5 de largura.
É de entendimento de todos que trafegam pelo local que o trecho é mesmo passível da instalação de quebra-molas ou de redutores de velocidade, no entanto, aquilo que deveria ser benéfico acabou por causar prejuízos para algumas pessoas que devido à falta de iluminação no local e a ausência de pintura na rampa asfáltica acabaram por se envolver em acidentes automobilísticos.
De acordo com o 6º Grupamento de Bombeiro Militar, sediado no município ribeirinho, o acidente mais grave foi o do jovem identificado como Jackson da Silva Oliveira, 28 anos de idade. Segundo populares, a vítima trafega em velocidade compatível com a via, quando repentinamente se deparou com o quebra-molas. O motociclista perdeu o controle do veículo e acabou caindo no solo.
Uma viatura do 6º GBM foi acionada e esteve no local para socorrer a vítima, que com alguns ferimentos na região da cabeça teve que ser encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo, local onde foi atendido e permaneceu em observação.
Após assistirem os acidentes e com medo de presenciarem uma tragédia, moradores da localidade se uniram e resolveram, por conta própria, pintar o quebra-molas com cal branco, evitando assim que novos acidentes aconteçam.
A redação do portal de notícias aquiacontece.com.br entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras para saber de quem era a responsabilidade pelo quebra-molas. O órgão informou que a rampa foi construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas, sendo por conta disso de responsabilidade do Estado.
As pessoas que se sentirem prejudicadas podem impetrar ações judiciais visando o ressarcimento pelos danos pessoais e materiais, podendo ainda a Justiça determinar a padronização ou até mesmo a retirada dos “quebra-molas” que estejam em desacordo com a legislação de trânsito vigente.
