Tenista indiano está mais de 400 posições atrás de Mello
Tenista com apenas quatro jogos de simples disputados em 2010, o duplista Rohan Bopana obteve um resultado histórico para a Índia na Copa Davis neste domingo, ao marcar o quinto e decisivo ponto sobre o Brasil, resultado que acaba mais uma vez com o sonho de o Brasil voltar ao Grupo Mundial da competição.
Número 479 do ranking de simples, Bopanna derrotou Ricardo Mello, mais de 400 posições à frente, por 6/3, 7/6 (7/2) e 6/3, concretizando a primeira virada da Índia na história da Copa Davis, depois de sair derrotada nos dois primeiros jogos de um confronto. Pouco antes, Somdev Devvarman havia obtido o empate com o abandono por indisposição física de Thomaz Bellucci.
Com dois jogadores entre os 75 melhores do mundo no ranking de simples, o Brasil acabou batido por uma equipe bem menos experiente no circuito internacional. Devvarman é apenas o número 113, enquanto Bopanna está muito melhor em duplas, onde o vice-campeonato no US Open o levou ao 19º lugar, e só tem disputado simples na Davis por falta de opção. O maior trunfo indiano era mesmo a parceria formada por Leander Paes e Mahesh Bhupathi, que ganhou a partida de sábado sobre Marcelo Melo e Bruno Soares, por 3 sets a 0, e iniciou a reação.
A queda sobre o piso sintético rápido de Chennai manterá o Brasil nos zonais classificatórios da Davis, para onde o país caiu em 2003 e nunca mais retornou. Esta foi a quinta vez consecutiva que chegou à repescagem para o Grupo Mundial sem sucesso, sofrendo duas derrotas dentro de casa (Suécia e Equador) e outras três como visitante (Croácia, Áustria e Índia).
O duelo decisivo deste domingo teve quase sempre Bopanna no comando das ações. Sacando bem – foram 16 aces e 81% de pontos vencidos com o primeiro set – e muito agressivo no fundo de quadra, ele conseguiu uma quebra prematura no primeiro set, abriu 3/1 e não permitiu reação de Mello.
O segundo set foi bem mais equilibrado, embora Mello tenha sido obrigado a salvar um break-point logo no quinto game. O brasileiro se mostrou mais firme no fundo de quadra e teve sua grande oportunidade no décimo game, quando falhas de Bopanna lhe deram duas chances de fechar o set. Na primeira delas, Mello colocou uma bola para fora; na outra, o adversário foi bem com o saque. A decisão foi para o tiebreak, onde então Bopanna se mostrou muito mais eficiente, ainda que tenha atacado o tempo todo.
O desânimo se abateu sobre o brasileiro no começo do terceiro set, embora com apenas 90 minutos de jogo. Bopanna conseguiu então a quebra essencial, no quarto game, e saltou para 4/1. Mello ainda teve uma oportunidade de se recuperar, mas falhou. Com 5/2, salvou dois match-points e foi só. Bopanna fechou a partida no seu melhor estilo, com três voleios, e foi carregado nos ombros como herói do time.
