Além do sururu, o chef Troisgros provou o italianato
“Almoço maravilhoso no Picuí… Estes jovens estão arrebentando”. Está é mensagem deixada no Instagram do chef Claude Troisgros, que escolheu Alagoas para passar três dias de férias. Hospedado na Barra de São Miguel, o chef fez uma reserva no restaurante Picuí do Chef Wanderson Medeiros, em Maceió para saborear o Menu Nordestino.
“Nem esperava a visita de Troisgros. Fizeram a reserva e fiquei muito feliz com a presença do mestre que já tive o prazer de dividir a cozinha em eventos de gastronomia na Espanha e no Brasil”, disse o chef que serviu o sururu com farofa de castanha.
Além do sururu, o chef Troisgros provou o italianato (carne de sol desfiada com azeite e berinjela) servida com torradas de manteiga do sertão, pasteis (carne de sol e de queijo coalho) de dona Inácia, costelinha de porco com jerimum, entre outras maravilhas da culinária Nordestina. Chef Claude Troisgros, no seu retorno para Rio de Janeiro, levou na bagagem quatro quilos de sururu e rapadura.
“Foi uma honra servir um menu degustação nordestino para quem, antes de todos, acreditou na cozinha com ingredientes brasileiros. Hoje temos essa valorização e brasilidade na nossa gastronomia graças aos mestres Franceses que chegaram aqui 35 anos atrás”, disse o chef no seu facebook.
A secretária do Turismo de Maceió, Claudia Pessôa, que também curtiu a informação do facebook do chef Wanderson Medeiros, disse que a gastronomia é um dos motivos para se apaixonar por Maceió.
“Fico feliz com a presença do chef Troisgros em Maceió para prestigiar nossa culinária. Também é um reconhecimento do talento do Wanderson Medeiros que cria suas receitas com ingredientes locais. Recentemente a revista Prazeres da Mesa fez uma reportagem especial sobre os chefs de Maceió, nossos sabores e aromas são pauta positiva para imprensa nacional. E lembrando, em setembro vamos sediar o evento do Congresso da Boa Lembrança, mas um motivo para se apaixonar por Maceió”, reforçou a secretária.
“Que Marravilha!”, com sotaque francês, é um programa de variedades apresentado pelo chef Troisgros no canal da GNT (Globosat News Television) às quintas-feiras, às 22h. O programa aborda o tema culinária em diversas formas, realiza concursos culturais, reality show e produz muita informação útil, para que cada telespectador seja seu próprio chef de cozinha.
O grupo Troisgros Brasil iniciou quando o chef Claude Troisgros chegou no país para desbravar a gastronomia local. Começou ai um grande compromisso, mantido até hoje, em valorizar os produtos da terra, com parcerias com pequenos produtores, sempre fomentando os princípios da sustentabilidade. Ao lado dos filhos Carolina e Thomas, conduz os restaurantes Olympe, 66 Bistrô, CT Brasserie, CT Boucherie e o serviço de Buffet Atelier Troisgros.
