×

Brasil/Mundo

Quatro dicas para viajar de carro com bebês

Muitas pessoas acreditam que o nascimento de um filho precisa ser motivo da renúncia de muitos desejos e vontades. Essa opinião se intensifica quando falamos sobre bebês com pais e mães que adoram viajar. De acordo com o “senso comum”, ter um filho é praticamente sinônimo de renunciar às viagens e ficar sempre em casa.

Mas isso não faz muito sentido. Com tanta tecnologia disponível, está cada vez mais seguro – e confortável – viajar com bebês, mesmo sendo de carro. Você também não é obrigado a levar uma babá junto no trajeto. Hoje, vamos trazer dicas para que você possa fazer uma viagem tranquila, mesmo que seja de longas horas, com seu pequeno no banco de trás.

Programe-se para a viagem

Você já sabe para onde vai e quantos dias você e seu bebê vão ficar fora de casa. Então, agora é hora de se programar. Liste tudo o que será preciso levar para cuidar do bebê durante todo o período da viagem. Roupas, comida, mamadeira, acessórios… tudo. Na hora de arrumar as malas, use essa lista como um check list, dando um “ok” nos itens que já estiverem guardados.

Se possível, arrume a mala com alguns dias de antecedência, para que seja possível ter tempo de lembrar de algo que havia passado em branco e sair com a mala completinha.

Invista em acessórios portáteis

Se você tem a viagem nas veias e já sabe que pretende colocar seu filho na estrada desde cedo, investir em acessórios que facilitem as viagens pode ser a chave do sucesso de suas andanças com o bebê. Trocadores e berços portáteis são um bom exemplo disso.

Analise bem antes de comprar e avalie qual acessório trará mais conforto para o bebê e agilidade para suas viagens. No caso dos berços de viagem, por exemplo, o tamanho faz toda a diferença. Segundo o portal cantinhodospapais.com.br, o berço não pode ser muito grande, para que não seja um problema no quarto do hotel. Além disso, deve ser escolhido de acordo com o tamanho do porta-malas do seu carro.

Esteja preparado para as horas no carro

Bebês são imprevisíveis, e você não sabe como eles reagirão a horas dentro do carro. Certamente, será preciso fazer mais paradas do que o normal. Mas esse não é o único ponto. É importante preparar uma “mochila de emergência”, com uma ou duas mudas de roupa do pequeno, toalhas, frito solar e outros acessórios que podem ser úteis.

Assim, se houver imprevistos – como um vômito inesperado – o problema poderá ser resolvido rapidamente, e a viagem vai poder seguir com tranquilidade.

Viaje enquanto o bebê dorme

Você conhece seu filho e sabe qual a rotina dele. A que horas ele costuma estar mais desperto e quando geralmente o sono bate. Se possível, utilize essas informações para programar as horas de estrada de acordo com os momentos em que o pequeno costuma estar com mais sono.

Será mais fácil fazer a viagem se o bebê conseguir dormir nas horas em que vocês estarão no carro e ele estará “sem nada para fazer”. As chances de que ele fique entediado e comece a chorar vão diminuir consideravelmente,