Santa Casa de Misericórdia de Penedo completou 249 anos de fundação
O Datasus, sistema que administra informações de saúde em todo território nacional, mostra um dado interessante. No ano de 2015, quase 2 mil partos, entre normais e cesarianos, foram realizados na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, instituição que recentemente completou 249 anos de fundação.
De acordo com o sistema, a instituição filantrópica penedense figura em posição de destaque entre as demais que internaram parturientes do SUS no ano passado, com a realização de exatos 1890 partos.
Desse número total de partos, 891, o que representa 47,1%, foram normais e 999 cesarianos. Outro dado interessante é a quantidade de curetagens feitas na Santa Casa de Misericórdia de Penedo.
Ainda segundo o Datasus, foram 156 mulheres submetidas ao procedimento médico que é executado, sob anestesia geral ou locorregional, com o objetiva de retirar material placentário ou endometrial da cavidade uterina por um instrumento denominado cureta.
Ranking
Com seus 5.753 partos em 2015, o Hospital Nossa Senhora da Guia lidera o ranking de maternidades de Alagoas. Somente em Maceió, responde por 31,5% do total de partos, seguido de duas maternidades privadas – Casa de Saúde Santo Antonio (20,9%) e Nossa Senhora de Fátima (13,6%) – e uma filantrópica, o Hospital do Açúcar (16,7%). Em seguida, vieram maternidades públicas como o Hospital Universitário (federal, com 13,4%) e Santa Mônica (estadual, com 3,9%).
