×

Cultura

Quarteto mais que fantástico no concerto aos domingos

Como de costume, o projeto Concerto aos Domingos, que tem o patrocínio exclusivo da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), abre o primeiro domingo do mês de forma encantadora: com música instrumental. E neste mês de agosto, dia 1º, é a vez do quarteto A Lá Sax, de Marechal Deodoro, presentear os alagoanos com composições eruditas e folclóricas, onde os arranjos especialmente elaborados dão um toque de originalidade a essa formação. No repertório, Pixinguinha e Tchaikovsk, entre outros gênios da música.

Idealizado pelo professor e maestro Almir Medeiros, que também completa o grupo, é composto pelos instrumentistas alagoanos Aldo Nicolau, no sax alto e flauta, Elizaubo Wandemberguer, no sax tenor e clarinete, e Elizio Goethe, no sax barítono. O quarteto começou com o propósito de incentivar os alunos do curso básico de Música do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Marechal Deodoro, a participarem das aulas e revelar seus talentos. Funcionou.

São jovens que descobriram o gosto e a paixão pelo instrumento de sopro ainda meninos. Elízio, por exemplo, começou a estudar música aos 10 anos com o maestro Gerson Geraldo de Oliveira, na Sociedade Musical Carlos Gomes, e não parou desde então. Elizaubo também foi aluno do maestro um pouco mais tarde, aos 11 anos. Quatro anos depois, se dedicou ao saxofone e atualmente integra a Banda do Corpo de Bombeiros de Alagoas, juntamente com Aldo Nicolau.

O primeiro contato de Aldo com o saxofone foi aos 12 anos, e logo ele ingressou em uma banda. Atua ainda, como saxofonista e flautista, em várias formações. O quarto componente do grupo dispensa apresentação. Mas, só para constar, Almir Medeiros é maestro, professor de música, compositor, arranjador, instrumentista e ainda atua como líder em outras formações musicais.

Em 2005, depois de alguns meses de ensaio, o quarteto ganhou a estrada. A estreia aconteceu no mesmo ano, no salão nobre do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, através do Projeto Concerto aos Domingos e, de lá pra cá, participou do 1º Festival de Música Instrumental do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza, do projeto MPB Petrobras, além de acompanhar nomes consagrados da música instrumental brasileira como os pianistas Artur Moreira Lima e Nelson Ayres.

A volta aos palcos do Concerto acontece neste domingo (1), a partir das 10h, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, no Centro. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (82) 8836-0048.