×

Sergipe

Qualificação gratuita na área de confecção capacita profissionais

Retalhos de pano espalhados pelos cantos, pedaços de tecido sobre a mesa e aquela engrenagem peculiar das máquinas de costura. Desde o dia 4 de maio, esta tem sido a rotina no curso de Confeccionador de Bolsas em Tecido (180h), oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Nesta segunda-feira, 13, as dez alunas concluintes chegaram ao final da capacitação, oriundas de mais uma turma ofertada através do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As aulas foram ministradas na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Cléia Maria Brandão, localizada no bairro Coroa do Meio. Lá, está estacionada a carreta-escola do Senai, a estrutura itinerante que, mais uma vez, acolheu as aracajuanas interessadas em se profissionalizar no segmento têxtil. “Confecção nunca está defasada. Elas viram que o curso tem bastante aceitação”, explica o instrutor José Rumário. Durante o período de aprendizado, ele enxergou potencial em uma das alunas, e garantiu-lhe o encaminhamento para uma indústria do ramo.

A contemplada foi Ana Lúcia Santos. Há 23 anos, ela havia trabalhado como passadeira numa empresa fabricante de camisetas. Foi onde descobriu a paixão pela costura. “Vi as máquinas e passou um filme na minha cabeça”, revela. O tempo passou e, somente duas décadas depois, Ana Lúcia começará, enfim, a obter renda com o ofício que tanto admira. “Para quem precisa e está atrás, essa é uma oportunidade única. Foi uma bênção na minha vida”, reconhece.

Mesmo morando no outro lado da cidade, no bairro Japãozinho, Helenice Souza matriculou-se na UQP da Coroa do Meio, a fim de se qualificar como confeccionadora de bolsas. “Valeu a pena, foi um desafio diário. Pagar por um curso particular seria um custo altíssimo, não teria condições”, garante Helenice, que ingressou na turma sem ter conhecimento no setor. Agora, as perspectivas dela são outras. “Já me sinto capaz de buscar algo mais, de me aperfeiçoar. Se a gente quer alguma coisa, tem que batalhar”.

Programas de Gratuidade

Graças ao convênio entre a Fundat e as entidades do “Sistema S”, a Prefeitura de Aracaju possibilita que os cidadãos desfrutem gratuitamente dos diversos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Este ano, mais de 500 vagas já foram ofertadas nessa modalidade, com a abertura de turmas nas áreas de Saúde e Estética, Recursos Humanos, Eletricidade, Confeitaria, Hospedagem, Língua Estrangeira, Vendas, Confecção, entre outras.