×

Negócios/Economia

Qualifica Alagoas prepara profissionais para o mercado de trabalho

O sonho de muitos alagoanos está sendo concretizado a partir da iniciativa do Governo do Estado, por meio do programa Qualifica Alagoas. Nos próximos dois meses, jovens e adultos serão certificados nos cursos de camareira e recepcionista em meios de hospedagem, guia turístico, técnica de vendas, armador de ferro, mestre de obras, gesseiro, pintor de obras, cozinheiro industrial, pedreiro e eletricista industrial.

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, a superintendente de Qualificação Profissional, Stella Albuquerque, e o diretor Jorge Firmino, visitaram, nesta sexta-feira (15), algumas das unidades onde estão sendo promovidas aulas de 200 horas.

A iniciativa teve o objetivo de levar uma mensagem de incentivo para os alunos, verificar pessoalmente o atendimento às exigências do edital do programa, quanto ao local das aulas e o cronograma de atividades, e apresentar a Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), como alternativa e garantia de geração de renda para os alunos após a conclusão das aulas.

“É gratificante a empolgação que vimos nos alunos, o que nos fortalece ainda mais porque a educação é algo que prezo em minha vida. Estamos empenhados para garantir mais cursos de qualificação profissional através da Secretaria do Trabalho. Quem já tem a experiência tão exigida pelo mercado de trabalho aproveita o Qualifica Alagoas para se certificar. Podemos fazer um plano de negócios com os alunos, porque eles são a referência de que esse programa está dando certo”, garantiu Sextafeira.

Uma das turmas visitadas nesta sexta-feira foi a do Senai Tabuleiro, que oferece os cursos de pintor de obras e gesseiro. O programa vem surtindo um efeito tão transformador que já está sendo formada uma cooperativa de autônomos. A turma de pintor de obras conta com 14 alunos e já alcança cerca de 60 horas de aula. Muitos dos alunos já atuam na profissão e com a oportunidade do Qualifica Alagoas está se aperfeiçoando e se adaptando às novas tecnologias da pintura, como é o caso de Gilson Santos da Silva, 50 anos. Ele é pintor desde os 14 e está aproveitando essa oportunidade para se atualizar e em breve trabalhar em construtora.

“Estou satisfeito com as novidades que estou tendo acesso aqui no curso. Essa oportunidade está sendo muito importante para minha profissão. Apesar de eu ter experiência, precisava estar por dentro do que há de novo no ramo”, agradeceu.

Não é diferente para Elisabete Nunes Gomes, a única mulher da turma. Mesmo não tendo experiência no ramo da pintura, ela por curiosidade se inscreveu para o Qualifica Alagoas e está apaixonada pela profissão de pintor de obras. “Que oportunidade fantástica. Eu fui uma das escolhidas para me qualificar sem gastar nada”, vibrou a jovem de 32 anos.