×

Negócios/Economia

Qualifica Alagoas capacita alagoanas para o mercado de trabalho

Entrega de certificados em Marechal Deodoro

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, participou nesta quarta-feira (6) de mais uma entrega de certificados de capacitação. Mais de 120 mulheres do município de Marechal Deodoro e de cidades circunvizinhas receberam a certificação de camareiras, auxiliares de cozinha e garçonete.

Até sexta-feira (8), o Programa Qualifica Alagoas forma mil mulheres do Litoral Sul e de Maceió. A iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecope) e tem como principal objetivo encaminhar pessoas que estão em situação vulnerável para o mercado de trabalho através de cursos de qualificação.

A entrega dos certificados faz parte da programação da Semana da Certificação, que será encerrada no Dia Internacional da Mulher, durante a entrega do documento a reeducandas do presídio feminino Santa Luzia.

“Esse contato está sendo importante, porque além de incentivarmos para a continuidade da qualificação para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, orientamos as contempladas sobre o funcionamento dos postos do Sine Alagoas que oferece oportunidades para o trabalho formal e a Casa do Trabalhador Autônomo [CTA], que trabalha a informalidade”, explicou o secretário.

Muitas das alunas já estão inseridas no mercado de trabalho do Litoral Sul, como é o caso da Renata Tigre da Silva, do curso de camareira. A conclusão das aulas e a ampliação do turismo na região garantiram a nova camareira o contrato no Hotel Ponta Verde do Francês. “Consegui o emprego graças a essa oportunidade de fazer o curso e estar qualificada. Só tenho a agradecer”, reforçou.

A perspectiva de inserção no concorrido mercado de trabalho foi citada pela superintendente de Emprego e Relações do Trabalho, Luciana Caetano. Além de reforçar a importância da Secretaria para o trabalhador, ela enfatizou a forma como a população pode ter acesso aos serviços do Sine e da CTA, para a geração de renda.

Barra de São Miguel

Na terça-feira (5), 200 mulheres da Barra de São Miguel e Jequiá da Praia também foram certificadas nos cursos de Camareira, Auxiliar de Cozinha, Artesanato em Mariscaria e Artesanato em Fibra de Bananeira.

O secretário Alberto Sextafeira também esteve presente à entrega dos certificados, que aconteceu na sede da ONG Pense Brasil, localizada na Barra de São Miguel. A iniciativa proporcionou a realização do sonho de Mariane Santos com a qualificação em camareira. “Eu sempre quis trabalhar, mas tinha medo porque não tinha experiência nenhuma. Foi quando vi o anúncio a respeito do curso e resolvi participar. Graças a essa oportunidade, hoje estou empregada e com isso pude melhorar minha renda. Estou muito feliz e pretendo participar de outros cursos”, afirmou a jovem.