Detalhes para início do trabalho conjunto foram definidos durante reunião
O Rio São Francisco terá a partir do mês de maio um monitoramento bimestral da qualidade da água, na área de 11 municípios alagoanos localizados em sua margem. A ação é parceria entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).
De acordo com Manuel Messias, diretor do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA, as amostras serão coletadas e analisadas bimestralmente, uma em cada município que compõem a região do baixo São Francisco alagoano, desde a foz até o município de Delmiro Gouveia.
O coordenador da base descentralizada do IMA em Penedo, Meraldo Rocha, disse que a simulação para organização final do trabalho acontecerá ainda em abril e a primeira etapa está prevista para o dia 11 de maio.
As amostras coletadas passarão por diferentes tipos de análises. A Ufal ficará com a parte microbiológica, o Ifal com os reguladores osmóticos e o IMA com os aspectos físico-químicos. O professor José Rui Machado Reis, do curso de Farmácia da Ufal, disse que os parâmetros seguidos serão aqueles definidos pela resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Os detalhes para início do trabalho conjunto foram definidos durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (08).
