×

Negócios/Economia

Qual o melhor modelo de currículo que faz você ser chamado para uma entrevista?

Quantas vezes você se perguntou qual modelo de currículo seguir para chamar atenção dos recrutadores durante uma seleção de emprego? Provavelmente várias. Saiba que essa não é uma dúvida só sua, mas de milhares de pessoas em todo o Brasil.

Principalmente em uma época onde o cenário econômico não está indo tão bem, as empresas são ainda mais criteriosas na hora de selecionar candidatos. Isso porque é preciso otimizar a verba. Uma forma de fazer isso é tornando as seleções mais rigorosas.

Mas, se você chegou até aqui, é porque busca uma luz para criar um currículo irresistível, certo? Então, continue lendo, pois este artigo traz dicas para ajudar você nessa missão.

Organize todas as informações necessárias

Antes de mais nada, pense em todas as informações que devem, necessariamente, estar no seu currículo. Escreva todas elas em um documento para que nada fique perdido. Esse ainda não é o momento de pensar no modelo de currículo, mas de organizar as informações.

Não sabe que informações devem obrigatoriamente estar no currículo? Então confira a listinha:

● Nome, endereço e dados de contato;

● Formação acadêmica;

● Experiência profissional (no máximo as 3 últimas);

● Idiomas;

● Cursos complementares (cursos livres e extensões);

Pense no visual do seu modelo de currículo

Os modelos tradicionais, sem muita preocupação com o visual, ainda funcionam. Mas um currículo atraente, com formato de infográfico e mais cores além do preto, podem chamar muito mais atenção de quem está lendo.

Além da melhor disposição de informações, o que facilita a leitura e entendimento, um currículo com design diferenciado mostra o cuidado do candidato em entregar algo a mais. Isso pode causar uma primeira boa impressão.

Evite erros gramaticais

Erros gramaticais são os grandes vilões na seleção de empregos. Isso porque os recrutadores, em sua maioria, costumam descartar esse tipo de candidato na hora. Antes que você se desanime, saiba que não é preciso ser o Professor Pasquale da língua portuguesa, basta se atentar aos erros mais comuns. São eles:

● Ortografia e digitação. Como evitar? Verifique as palavras que você não conhece e tenha certeza de que estão escritas da forma correta antes de adicioná-las ao currículo.

● Esquecer do plural. Como evitar? Faça uma revisão cuidadosa antes de mandar o currículo para algum recrutador ou antes de imprimir. Se a frase começou com plural, observe com muito cuidado se alguma palavrinha no singular acabou escapando.

● Vírgula entre sujeito e verbo. Como evitar? Aqui também será preciso fazer uma revisão criteriosa para que esse tipo de erro não passe despercebido.

Mantenha as informações atualizadas

Depois de passar muito tempo trabalhando em um único lugar é comum que profissionais deixem o currículo de lado. Afinal, esse documento serve para procurar empregos novos e acaba sendo lembrado unicamente em situação de desemprego.

Mas, o que muitos não sabem é que recomenda-se que o currículo seja atualizado sempre. Não é porque a situação está favorável que o profissional deve deixar de investir em qualificação, especialização e conhecimento.

É preciso mudar essa mentalidade de esperar o momento ruim para se tornar melhor e buscar a melhoria contínua. Ao fazer isso, além de não precisar se preocupar em uma eventual demissão, o profissional consegue atrair para si os olhares dos superiores no emprego atual, sendo mais fácil conquistar aumentos e promoções.

Não inclua frases de efeito e clichês

Segundo os próprios recrutadores e funcionários da área de RH, frases de efeito e clichês, especialmente aquelas com tom motivacional, são cansativas e não agregam em nada no currículo.

Além disso, podem passar uma imagem de funcionário sem originalidade e “mais do mesmo”. Por isso, apesar de ser tentador incluir aquela citação famosa que você adora, evite fazer isso no seu currículo.

Busque clareza e objetividade

Não precisa encher o seu currículo de palavras bonitas na hora de descrever a sua experiência e descrição de cargos atuais e anteriores, apenas busque o máximo de objetividade e clareza.

Se você trabalha com “vendas” não precisa descrever como “criador de soluções para o cliente e facilitador de experiências”. Use a linguagem mais universal possível.

Fique de olho no formato

Ainda hoje muita gente envia o currículo em formato .DOC, mas esse não é o mais indicado. Sempre que possível lembre-se de converter para .PDF. Nem todo mundo tem o programa Word no computador, já o leitor de PDF é um software nativo da máquina.

Além disso, o formato .PDF é mais seguro pois não pode ser editado.

Se você achou que seguir tudo isso dá muito trabalho, saiba que existem ferramentas que fazem isso por você. Existem ferramentas que geram esse documento automaticamente em poucos minutos. Basta escolher o modelo de currículo, inserir as suas informações e pronto. Aí é só procurar as vagas que você deseja e disparar o seu currículo. Legal, né?