Certamente já ouviu falar sobre esse tipo de câmbios, que evitam que o motorista pise na embreagem. O câmbio automático e o câmbio automatizado parecem funcionar da mesma maneira. Mas existem diferenças e entre elas, a economia de combustível e a percepção da passagem de velocidade. É importante você conhecer todas as diferenças antes de comprar um carro.
Quem dirige carros há muito tempo, com certeza está acostumado ao câmbio manual, que exige acionar o pedal da embreagem para fazer a mudança de marcha. Agora, um câmbio automático não exige a embreagem e permite fazer uma troca de marcha mais suave.
Já no câmbio automatizado, é o próprio sistema que se encarrega de fazer a troca de marcha. O motorista só deve diminuir a aceleração e pronto! Mas as diferenças não param por ai.
Nos últimos anos, os consumidores brasileiros escolheram mais carros com câmbio automático para comprar, aumentando as vendas desse tipo de carros. Se antes os carros não eram tão bem equipados como hoje, esses novos equipamentos e acessórios transformaram às pessoas em consumidores exigentes!
No entanto, será que as pessoas já não querem mais carros com câmbio manual?
As vantagens e desvantagens do câmbio manual
Um carro com câmbio manual possui, normalmente, 5 marchas para frente e 1 ré. Para escolher uma delas é necessário um ‘trabalho’ manual: acionar o pedal da embreagem, pois dessa forma se desconecta o motor do câmbio, permitindo uma troca de marcha suave.
Ainda hoje uma grande parte dos veículos que circulam pelas ruas e estradas do Brasil possui câmbio manual. As vantagens do câmbio manual é que permite uma manutenção mais barata do veículo e maior controle, além de maior esportividade.
Agora bem, o câmbio manual tem as suas desvantagens, como por exemplo: é mais cansativo, o motorista deve ter mais habilidade e, se as trocas de marchas forem feitas de um modo errado, o consumo de combustível será elevado.
Como funciona um câmbio automático?
Dirigir um carro com câmbio automático permite que o motorista não tenha o trabalho de acionar o pedal da embreagem, porque só usará a alavanca, permitindo que a troca de marcha seja feita mais suavemente.
Evidentemente que isso oferece mais conforto ao motorista, principalmente se há trânsito intenso na cidade ou durante uma viagem longa. A diferença na mecânica desse tipo de câmbio em relação ao manual é que tem dispositivos hidráulicos e um módulo eletrônico. A troca de marcha fica quase imperceptível.
Vantagens e desvantagens do câmbio automático
O câmbio automático oferece mais conforto, especialmente em longas distâncias, o motorista fica mais atento no trânsito, as trocas de marcha são quase imperceptíveis e muito suaves e é de fácil operação.
As desvantagens desse tipo de câmbio é que o carro possui um preço mais elevado que um carro com câmbio manual, e o consumo de combustível é um pouco maior.
Como funciona um câmbio automatizado?
Um carro com câmbio automatizado possui, assim como o carro com câmbio manual, os mesmos componentes; embreagem e caixa de marchas. Porém, há sensores que são os que analisam o funcionamento do motor, enviando informação para os atuadores, que fazem as mudanças de marchas de forma automática.
Ou seja, é como se existisse um robô dentro do carro, responsável por apertar a embreagem e movimentar a alavanca das marchas. Tão simples assim!
Vantagens e desvantagens do câmbio automatizado
O câmbio automatizado é mais confortável que o câmbio manual, o que facilita a vida do motorista na hora de dirigir. a manutenção é mais simples em relação à manutenção do câmbio automático e o preço do carro é bem mais acessível.
As desvantagens dependem do modelo, pois há um pequeno atraso nas mudanças. Por outro lado, se não for utilizado de uma forma correta, podem acontecer alguns trancos.
Que coisas há em comum entre o câmbio automático e o automatizado?
Dirigir um carro sem a necessidade de pisar no pedal da embreagem ou a alavanca de câmbio proporciona um grande conforto para o motorista, que só deve se preocupar com o trânsito. Resumindo, a tarefa de quem dirige diminui e isso permite que o motorista dirija sem tanta pressão, só acelerando ou freando, porque é o sistema do carro que se encarregará de ajustar as engrenagens e marchas de acordo ao aumento ou diminuição da velocidade.
