×

Brasil/Mundo

Quais são os setores da economia que irão liderar a transição para um planeta mais sustentável?

A digitalização e a luta contra as mudanças climáticas serão os motores da economia nos próximos anos. O mundo está evoluindo rapidamente e a necessidade de uma transformação é cada vez mais urgente. A economia está progredindo em um ritmo elevado e o universo digital, em consonância com o escrupuloso respeito pelo meio ambiente, marcará as regras do futuro.

As políticas de estímulos verdes geram mais empregos do que as tradicionais. A luta contra as alterações climáticas e os efeitos associados ao aquecimento global, como o aumento do nível do mar, perda de biodiversidade, poluição irreversível, além dos ambientais, ameaçam causar impactos econômicos em todas as partes. É por isso que é tão importante focar em iniciativas para minimizá-los. Mas afinal, quais são os campos que vão liderar o setor econômico do futuro com sustentabilidade?

Energia verde

Combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente é bom para o planeta e para a economia. O compromisso com as energias renováveis e com a transição energética para uma estrutura descarbonizada é vital para avançar nessa direção. Pensando nisso, o setor energético está cada vez mais favorável para as empresas que apostam na energia verde.

Comida sustentável

O mercado de alimentos da agricultura orgânica quadruplicou no século XXI e mais países estão incluindo a sustentabilidade alimentar em suas políticas e guias de educação do consumidor devido a sua capacidade de agir contra as mudanças climáticas, proteger as florestas, melhorar a saúde e preservar os recursos hídricos, entre outros benefícios. A produção e o consumo sustentável é o primeiro passo para uma sociedade mais equilibrada.

Desenvolvimento urbano

Apesar da revitalização do campo, a maioria da população estará concentrada nas áreas urbanas e é aqui que entra o desenvolvimento urbano sustentável. O objetivo é criar cidades mais sustentáveis, inclusivas e habitáveis. Além da transformação verde, a transformação digital também será importante através das cidades inteligentes.

Mobilidade sustentável

Reduzir a poluição é essencial para minimizar os impactos das mudanças climáticas e, para isso, é vital se comprometer com a mobilidade sustentável. Carros e ônibus elétricos, combustíveis menos poluentes, mais bicicletas e menos aviões são as alternativas de hoje em dia. Esse setor deverá atingir uma participação de mercado de 58% até 2040, com vendas anuais de 54 milhões de automóveis elétricos. As novas tecnologias irão ajudar na transição e já são uma realidade.

Serviços digitais

O aumento do trabalho remoto e das videochamadas, dos treinos online e das apps para diversão online e prática esportiva, bem como a crescente importância da cibersegurança são algumas das tendências para o dinamismo deste setor. Nesse contexto, as competências digitais são cada vez mais importantes para as empresas.

Recentemente algumas industrias experimentaram um crescimento significativo, desde plataformas de streaming como sites especializados em entretenimento e vendas online no varejo, entre outros. A sua força, intimamente ligada à digitalização, dá uma ideia de quais áreas, juntamente com aquelas voltadas para a sustentabilidade, estão em condições de liderar o crescimento econômico no futuro.

As ferramentas online aproveitando os dados compilados como ‘big data‘ e sua capacidade de extrair e resumir grandes quantidades de informação, a Internet das coisas, a inteligência artificial e o aprendizado das máquinas revolucionaram o mundo empresarial e industrial, favorecendo a eficiência e a qualidade dos processos de produção e otimização da tomada de decisão. A nova revolução industrial é marcada por essas tecnologias e obrigou as empresas a se adaptarem para não sucumbir, criando uma espécie de darwinismo digital.

A indústria do futuro também representa um desafio para os países em desenvolvimento. Atualmente, cerca de 3,6 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à internet, privando-as dos recursos essenciais para se desenvolver e gerar riqueza no século XXI. Essa desigualdade (conhecida como exclusão digital) e sua redução é fundamental para que todos avancem no mesmo ritmo e ninguém seja deixado para trás. Quando se trata de melhorar a qualidade de vida no planeta, o esforço deve ser coletivo.