Sendo um dos mercados que mais apresenta oportunidades de emprego nos últimos anos no Brasil, o setor de vendas com certeza está em alta na economia nacional. Com um crescimento das vendas no varejo de 4,0% em 2017 e uma projeção de aumento de 0,7% para o setor de serviços em 2018, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), essa é uma área que segue em evolução no país.
Mas quais são os fatores que fazem com que um profissional se coloque com eficiência no setor de vendas? Com certeza existem habilidades naturais que ajudam na identificação de um bom vendedor, mas a qualificação e os estudos são fundamentais para se manter atualizado e atento com relação às demandas do momento, sendo que a realização de um curso de vendas é uma excelente opção para esses casos.
Habilidades naturais de um bom vendedor
Assim como em outras áreas de trabalho, que exigem determinado perfil de funcionário para uma vaga, no setor de vendas existem características naturais que destacam um bom profissional. Obviamente essas habilidades podem ser trabalhadas e aperfeiçoadas com o tempo, mas se a pessoa já apresentar facilidade com elas o trabalho se torna mais fácil. Entre as características pessoais que destacam um bom vendedor, é interessante se apontar o foco, a persistência, uma boa oratória, entusiasmo e o improviso.
Na hora de se vender um produto ou serviço, o objetivo firme e a boa conversa são diferenciais capazes de convencer o cliente. O entusiasmo mostra o interesse do vendedor e o improviso permite que ele nunca seja ‘pego de surpresa’. Vale destacar que todos esses fatores depende de um bom conhecimento sobre o que se está vendendo, passando assim, segurança sobre a qualidade e relevância do produto para o consumidor.
Essas são qualidades com as quais algumas pessoas tem facilidade de lidar ou desenvolver. Nesses casos, o trabalho de vendas se torna mais produtivo e de fácil execução. Mas o estudo também pode promover o aperfeiçoamento dessas perícias, além de manter atualizado aquele profissional.
Capacitação é diferencial no mercado de vendas
Em um universo profissional cada vez mais competitivo, as empresas buscam por funcionários que sejam capazes de oferecer sempre algo a mais do que o básico. Principalmente no setor de vendas essa realidade está mais presente do que nunca. Além de ser pró-ativo e apresentar bons resultados para o seu empregador, o profissional de vendas deve se manter atualizado com as demandas do mercado para que, dessa forma, possa se mostrar relevante e qualificado para o exercício daquela função.
Nesses casos, os cursos de capacitação são excelentes alternativas para que o profissional tenha contato constante com novas tendências de mercado e possa desenvolver ainda mais suas habilidades para a função de vendas. Pensando nessas demandas o Instituto Brasileiro de Vendas (IB Vendas) elaborou diversos programas que têm como principal objetivo o aperfeiçoamento dessas competências.
Essa é uma oportunidade única para aqueles profissionais que desejam investir na qualificação no setor de vendas e, assim, se destacar perante os seus concorrentes. Com um perfil que fuja do básico, apresentando uma visão mais abrangente do negócio, o funcionário estará apto a atender as demandas dos empregadores que buscam cada vez mais vendedores que possam agregar para as suas empresas e obter bons resultados.
