Os aparelhos dentários são extremamente importantes e desempenham uma função vital na dentição de muitas pessoas. Desde aparelhos fixos, móveis, estéticos ou convencionais todos possuem um objetivo específico e devem ser recomendadas somente por um especialista.
Nesse caso, são necessários exames prévios que constatem a real importância de uma intervenção ortodôntica. Apesar disso, os aparelhos atualmente se tornaram sinônimo de estética e modismo e estão sendo utilizados da forma incorreta e muitas vezes com materiais extremamente prejudiciais.
Essa “moda” se tornou uma tendência entre diversos adolescentes, que começaram a colocar de forma clandestina aparelhos coloridos e diferentes fabricados com materiais alternativos . Esse hábito, porém, se mostrou extremamente perigoso para a saúde bucal desses jovens e logo foi condenado por diversos dentistas.
Aparelhos ortodônticos x aparelhos falsos
Os aparelhos colocados dentro de clínicas especializadas possuem um fio metálico com uma densidade exata e são capazes de exercer uma pressão adequada sobre o dente, corrigindo sua posição e tornando a dentição harmônica.
Por outro lado, esses aparelhos clandestinos são fabricados por pessoas que não são especialistas e desenvolvem um serviço apenas “estético”. Essas peças geralmente possuem fios feitos de plástico ou arame, que podem exercer uma pressão incorreta e tornar os dentes ainda mais tortos.
Além disso, para tornar os aparelhos ainda mais diferentes e “bonitos” são acrescentados brackets coloridos e fios duplos ou triplos, entrelaçados ou colocados de forma diferente do convencional.
Quais os prejuízos para os dentes?
As consequências de utilizar o aparelho da forma incorreta são várias: desde um deslocamento da base do dente até danos às raízes, o que podem causar perda óssea e outros problemas irreversíveis para os dentes, inclusive a necessidade de se extrair um ou mais dentes.
O tamanho do dano é relativo, se tornando pior de acordo com o tempo que o adolescente permanece com o aparelho falso e também com o tipo de modelo que ele escolheu.
Vale ressaltar que nesse mercado clandestino existem desde aparelhos com cores chamativas até fios e brackets colocados de uma forma incorreta e que podem gerar até mesmo reações alérgicas.
O que as autoridades dizem
Preocupada com o que pode entrar em contato com o organismo humano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) argumenta que esses aparelhos falsificados não possuem a aprovação do órgão e que eles podem causar danos tanto à estrutura dentária como trazer lesões a mucosa da boca e ao esmalte dos dentes.
Quem se posicionou também contra essa moda foi o Conselho Federal de Odontologia (CFO), que busca alertar os jovens e os pais sobre o perigo desses aparelhos e como eles podem trazer danos irreversíveis à saúde bucal do adolescente.
A importância do aparelho tradicional
A importância de um aparelho não é só para que o paciente consiga uma aparência melhor. O desalinhamento dos dentes pode causar até mesmo problemas nas articulações e nos músculos que estão envolvidos na cavidade bucal.
Essas peças proporcionam um tratamento contundente e capaz de consertar diversos problemas da dentição de uma pessoa. Apesar disso, o tempo dessa intervenção pode variar, já que cada caso é um caso e as necessidades são diferentes.
Para a manutenção do resultado desejado, o dentista pode optar por um tratamento com aparelho fixo ou móvel, que podem corrigir os dentes de formas diferentes, com mais ou menos impacto no dia a dia do paciente.
Por esses motivos, é extremamente importante garantir um tratamento bem feito e com profissionais experientes. Os aparelhos dentários falsificados podem trazer graves danos à saúde e certamente não estarão resolvendo problemas como dentes tortos ou em posições inadequadas. Se você possuir qualquer dúvida, visite um dentista e procure por uma ajuda especializada.
