O local onde funcionava a quadra de esportes do bairro Santo Antônio, conhecido popularmente como “Barro Vermelho”, encontra-se totalmente abandonado pelo poder público. O mato e o lixo impedem a prática esportiva dos moradores da localidade, que há muito tempo sonham com a tão prometida e esperada revitalização do espaço público.
Mesmo estando situada em uma área privilegiada da cidade, já que lá se encontra o principal ponto turístico e local de origem da cidade de Penedo, a Rocheira, a quadra está assim há mais de dois anos. Sem ter as mínimas condições de infraestrutura, o local ainda está sujeito ao acumulo de lixo e insetos transmissores de doenças, colocando em risco a vida dos moradores do bairro.
As traves que antes existiam na quadra, assim como as pequenas arquibancadas, saíram de cena, para dar lugar a um triste cenário. Para piorar a situação, há mais de um ano, uma enorme pedra se desprendeu da parede e atingiu a quadra do primeiro bairro penedense, deixando o espaço impróprio para o uso.
Nos últimos tempos, o local tem sido usado por usuários de drogas que se aproveitam da pouca iluminação da área para o consumo de entorpecentes e até mesmo para a prática de pequenos ilícitos.
“Gostaria muito de um dia poder voltar a jogar nessa quadra. Todas as tardes dezenas de jovens daqui do bairro e até de fora vinham para cá jogar uma ‘pelada’. Era muito legal. Hoje em dia, não podemos mais usufruir da quadra por conta da falta de compromisso de algumas pessoas. Isso é lamentável, mas ainda não perdi a esperança”, declarou José Rodrigo da Silva, 34 anos de idade, morador do “Barro Vermelho”.