A publicação em revistas científicas é a etapa final e fundamental do método científico. Ela permite que a sociedade possa conferir o que está sendo produzido pelo pesquisador e servir como referência para outros pesquisadores.
Na Universidade Estadual de Alagoas, publicações em periódicos são amplamente incentivadas. “Os corpos docente e discente da Uneal, a cada dia, vem intensificando a vivência acadêmica, a publicação, a cultura do registro”, destaca o reitor Jairo José Campos da Costa.
Com apenas 19 anos de idade, o estudante do 5º período de Geografia do Campus V da Uneal, Fernando Antonio da Silva, já tem dois trabalhos publicados em importantes periódicos do Brasil. “O corpo editorial das revistas é muito rigoroso, por isso o texto tem que estar bem feito”, afirma o estudante. E completa: “O que ajudou bastante na construção do artigo foi a orientação do professor Reinaldo Sousa e a discussão com outros docentes”.
O artigo “Forma, Função, Estrutura e Processo: uma contribuição miltoniana ao método da Geografia no período técnico-científico-informacional”, sob orientação do professor Reinaldo Sousa, foi publicado na “Revista Paisagens: Revista dos estudantes de Geografia da USP” (ISSN: 1414-1434).
Já a resenha do livro “Geografia e Conhecimentos Cartográficos. A Cartografia no Movimento de Renovação da Geografia Brasileira e a importância do uso de mapas”, orientada pelo professor Clélio Cristiano dos Santos, foi selecionada para a “Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (ISSN: 0104-5490).
Fernando Antonio Silva ingressou no “Núcleo de Pesquisa de Pensamento Miltoniano” ainda no início do curso, aos 16 anos. “Estou envolvido com a pesquisa desde o primeiro período. Participar do Núcleo e de eventos nacionais e internacionais na área foi muito importante para desenvolver as pesquisas e o interesse pela ciência”, ressalta o estudante.