O Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro de Maceió decidiu defender, a aplicação em Alagoas, na íntegra, da Resolução do Diretório Nacional, que manda coligar nacionalmente com os partidos da base de apoio do governo Lula. Um documento assinado pela presidenta do PSB, vereadora Tereza Nelma, e de três vice-presidentes, comunicando essa decisão, foi entregue nesta terça-feira(29) à presidenta estadual do PSB, Kátia Born.
O Congresso do PSB estadual para decidir sobre candidaturas e coligações será realizado nesta quarta-feira, 30 de junho, no Centro de Convenções. Os delegados de Maceió vão defender essa mudança de tática eleitoral.
“Estamos tentando fazer um entendimento com membros da Direção estadual para evitar a satelização do PSB. Podemos encontrar um caminho que satisfaça a todos, com o fortalecimento do partido e de seus candidatos. A melhor coligação para o PSB é com partidos da base de apoio do presidente Lula. Sempre defendemos isso, e o nosso Congresso de Maceió apóia essa tática. Ainda é tempo de consertar nosso rumo”, afirma Tereza Nelma.
A Direção Municipal rejeitou também a decisão anti-estatutária da presidenta Kátia Born de pretender impedir a participação dos delegados de Maceió eleitos pelo Congresso Municipal no Congresso Estadual. Tereza Nelma afirma que irá à justiça se os delegados forem barrados.
“O propósito maior do Diretório de Maceió é contribuir com a unidade do PSB, respeitando a vontade de sua militância, para reunir forças capazes de enfrentar os graves problemas políticos, econômicos, sociais e culturais de Alagoas. E não impor resoluções que atendem apenas a interesses pessoais e políticos de alguns” afirma o documento enviado à Kátia Born, e também assinado pelos vice-presidentes, Cícero Cerqueira Cavalcanti Neto, Lailson Ferreira Gomes e José Ferreira de Macedo.
PSB de Maceió participou da convenção do PDT em Alagoas
Um grupo de dirigentes do PSB estadual e de Maceió esteve presente, no último domingo, no palanque da convenção da chamada Frente de Oposição. O candidato a governador, Ronaldo Lessa, agradeceu a presença dos dirigentes do PSB, citando inclusive a vereadora Tereza Nelma.
Entre outros, estiveram presentes o vice-presidente da Executiva Estadual, Renato Soares; o secretário de Juventude da Executiva Estadual, José Ismar Junior; Lidiane Oliveira, do Diretório Estadual; os vice-presidente municipais Lailson Ferreira Gomes e José Ferreira de Macedo, e as secretárias da Executiva Municipal, de Mulher, Mauriza Cabral, e da Juventude, Valmênia dos Santos.
– Não estamos fazendo mais que cumprir a decisão dos diretórios Nacional e Estadual. São esses partidos e não os que se aliam ao PSDB que apóiam a candidatura de Dilma e Michel Temer à presidência da República em Alagoas. Não vamos entrar no jogo do faz-de-conta. Estaremos em todos os atos de apoio à Dilma. Já pensaram na deselegância que seria nós irmos defender a Dilma no palanque do governador Téo Vilela, ex-presidente nacional do PSDB, que apóia Serra?, questionou Tereza Nelma.