×

Negócios/Economia

Próximo trimestre promete estiagem máxima para o semi-árido sergipano

O trimestre, novembro a janeiro, para todo o Estado de Sergipe irá apresentar-se com temperaturas elevadas, requerendo a máxima atenção para a região do semi-árido sergipano. Esta é a leitura de dados do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh). Já o clima para este final de semana promete ser instável, com possibilidade de chuvas mais intensa neste domingo para a Região Sul. Já a segunda-feira, dia 2, Dia de Finados, o sol estará em predominância. A manhã promete ser enxuta.

De acordo com as informações do meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as condições climáticas com relação à quantidade das chuvas deverão manter-se dentro da média histórica, sem nenhum evento climático extremo. Explica que a transição da estação da primavera para a do verão, com início em 21 de dezembro, as chuvas se comportarão amenas e com fortes características para temperaturas altas.

Semi-árido

O alerta do Centro de Meteorologia vai para a região do semi-árido sergipano. De acordo com os estudos climáticos, com a chegada da nova estação, o verão, o maior reflexo climático, deverá ser caracterizado por estiagens. Segundo Overland Amaral, além da estiagem o sinal de alerta vai para a oscilação das temperaturas nos municípios. “Nas cidades de Poço Redondo e Canindé do São Francisco a máxima deverá atingir entre 38 a 40 graus, o que irá ocorrer diferentemente no período da noite, onde a temperatura deverá cair em torno dos 20 a 22 graus”, alerta o meteorologista sobre a variável das temperaturas.

Queimadas

A preocupação não pára por aí. É nessa época que a desertificação fica mais ascendente. Há o processo natural de evaporação, açudes e rios locais secam, e conseqüentemente a vegetação torna-se mais vulnerável, com grande possibilidade do surgimento de queimadas.

“É necessário que a população se prepare para o trimestre da estiagem. Que preserve o máximo possível à vegetação, evitando cortes necessários da mata. Nessa época é propensa a combustão espontânea. E que economize também as águas de tanques”, sugere Overland Amaral.

Chuvas

As chuvas só deverão retornar à normalidade no mês de fevereiro de 2010, tempo que antecede a chegada da futura estação, o inverno.

É nesse período que o Centro de Meteorologia da Semarh começa a identificação dos elementos climáticos do período, dados a qual norteiam, a cada ano, o favorecimento da agricultura do Estado.