As escolas da rede municipal de Educação que estão em funcionamento realizam nos dias 09 e 10/06, a primeira etapa da Provinha Brasil 2015. Direcionado aos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental, o teste tem como um dos principais objetivos avaliar o nível de alfabetização dos alunos nos anos iniciais da rede pública de educação A proposta é melhorar e avançar na qualidade do processo ensino-aprendizagem.
A Provinha Brasil é um instrumento pedagógico de caráter avaliativo e não classificatório. De acordo com a coordenadora do setor de Avaliação da Semed, Patrícia Calheiros, seu resultado traz informações que norteiam os professores e gestores escolares quanto ao processo de alfabetização e de matemática. “Com essa primeira avaliação vamos ter a ideia de como estão os conhecimentos dos alunos dos nossos segundos anos. Apos a avaliação teremos condições de identificar qual nível de aprendizagem que se encontram nossos alunos e dessa forma ajudá-lo no processo de aprendizagem”, explica Patrícia.
O teste é realizado em duas etapas: uma no início do ano e outra ao término do segundo semestre. A provinha traz resultado que é possível identificar e realizar intervenções pedagógicas que podem ser feita com alunos que se encontram com dificuldade na aprendizagem. A finalidade, de acordo com a coordenadora, é que todos possam avançar.
A Provinha Brasil é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Todas as escolas que aplicarão as provas receberão do setor de Avaliação escolar da Semed, um kit contendo caderno do aluno, guia de aplicação e guia de correção e interpretação dos resultados.
O teste será realizada em dois dias. No dia 9, os alunos serão submetidos a prova de leitura; no dia 10 será a vez da prova de matemática. A prova terá uma duração máxima de duas horas e será realizada no horário matutino das 7h30 às 9h30, e no vespertino das 13h30 às 15h30. A correção será realizada logo após da aplicação da prova.
O coordenador pedagógico terá de 11 a 18/06 para enviar a ficha de correção com os resultados já computados. As fichas de correção serão analisadas pelo setor de Avaliação Escolar. O resultado vai permitir que seja feito um mapeamento escolar e um diagnóstico da real situação de aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação. Para mais informações, as coordenações pedagógicas poderão entrar em contato através do telefone: 3315-4566 ou pelo endereço de e-mail: avaliacao.semedmaceio@gmail.com.