Com o objetivo de avaliar e diagnosticar o nível de leitura dos estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aplicou, no inicio deste mês, provas de fluência em leitura. Nesta etapa, realizada de 4 a 13 de abril, foram avaliados estudantes dos 2° anos de 83 escolas municipais de Maceió.
A chefe do setor de Avaliação Escolar da Semed, Joseane Freitas, explica quais os aspectos examinados com essa avaliação. “Com essa prova, nós avaliamos se o aluno está lendo com fluência, através da velocidade, precisão e expressão adequada durante a leitura. Porque, uma vez que, o aluno lê fluentemente, ele vai compreender o que está sendo lido”, disse.
A prova foi aplicada por profissionais das escolas, como professor, coordenador pedagógico ou até mesmo pelo diretor, que realizaram a avaliação de forma individual. Os aplicadores foram instruídos por profissionais da Semed a instalar um aplicativo em dispositivos móveis para realizar a prova. Joseane Freitas falou sobre o passo a passo da avaliação.
“Os alunos leem em um dispositivo móvel, celular ou tablet, um conjunto de palavras que façam sentido, depois pseudos palavras e depois um texto. Por fim, eles respondem a três questões relacionadas à leitura feita anteriormente. Sendo assim, a gente avalia a compreensão textual deles”, explicou.
A Escola Municipal Jaime de Altavilla, do Tabuleiro dos Martins, foi uma das unidades que aplicou a prova para sete turmas de 2º anos, com um total de 175 alunos avaliados. “A avaliação ocorreu com tranquilidade, sem nenhum problema, eles reagiram bem. É importante a realização dessa prova para avaliarmos o nível de aprendizagem deles na leitura, para que seja feito um trabalho voltado para as dificuldades que serão apresentadas durante a avaliação”, enfatizou a diretora da escola, Izabella Pessoa.
A prova de fluência em leitura também será aplicada em outras turmas do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da capital alagoana.
“Neste momento nosso foco são os alunos dos 2º anos, porque eles acabaram de sair do 1° ano do Fundamental, para a gente avaliar como foi o processo de alfabetização dessas crianças”, destacou Joseane Freitas.
A responsável pela avaliação escolar pontuou a importância dessa avaliação, que contribuirá para a evolução dos estudantes. “Essa prova de fluência em leitura é importante para que a gente avalie como está a leitura dos nossos alunos. E com o resultado dela, a gente vai desenvolver futuras ações para sanar as dificuldades, que através dela serão diagnosticadas”, concluiu.