Após dez horas de bloqueio na rodovia AL 101 Sul no trevo de acesso ao Pontal do Peba, situado na divisa entre os municípios de Feliz Deserto e Piaçabuçu, os pescadores encerraram a manifestação. O protesto que pedia o fim dos embargos do Ibama em barracões de beneficiamento de pescado foi encerrado às 17 horas, segundo lideranças do movimento.
A liberação da pista foi solicitada por membros da comissão que participam de reunião na sede do Ibama em Maceió, encontro que ainda não havia sido concluído até as 17h20 desta segunda-feira, 16. Em pauta, as reivindicações dos pescadores que pedem a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que possibilite a reabertura de uma das fábricas de gelo (existem duas no Peba, mas apenas uma conseguiu reverter o embargo por meio de medida liminar expedida pela justiça federal).
Outra solicitação é a imediata autorização para retomar do preparo de filé de camarão, principal fonte de renda das mulheres dos pescadores, atividade que poderia ser retomada desde ontem (domingo, 15), data do encerramento do período de defeso do camarão. Sem gelo suficiente para abastecer todas as embarcações e sem poder beneficiar o crustáceo, a comunidade liberada para retomar a pesca resolveu protestar para poder voltar a trabalhar.