×

Alagoas

Prorrogada vacinação contra sarampo e pólio em Alagoas

Objetivo é atingir a cobertura de 95% estabelecida pelo MS

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foi prorrogada para até o dia 12 de dezembro, nos 804 postos de saúde dos 102 municípios alagoanos. A ação deveria se encerrar na última sexta (28), mas o Estado ampliou o prazo já que a meta de cobertura vacinal de 95% indicada pelo Ministério da Saúde não foi atingida.

O objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, além de corrigir falha primária da vacinação contra o sarampo. Com relação à poliomielite, somente 77% das 243.997 crianças que estão na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, foram vacinadas em Alagoas.

Já na prevenção contra o sarampo, somente 56% das 217.725 crianças alagoanas tomaram a vacina. A gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, alerta os pais e responsáveis para a vacinação contra as duas doenças, uma vez que estão surgindo novos casos de sarampo no Brasil e a pólio não foi erradicada no mundo.

“O último caso que tivemos de poliomielite no Brasil foi em 1989, mas há países endêmicos, a exemplo de Nigéria, Paquistão e Afeganistão, e o risco da reintrodução do vírus em nosso país a qualquer momento”, adverte Denise. Ela destaca que há contraindicação apenas para as crianças que tenham apresentado choque anafilático em doses anteriores. “No caso das crianças que estejam com febre, os pais deverão aguardar a melhora do quadro e vaciná-las posteriormente”, explica.