×

Alagoas

Proprietários de casas para alugar em Maceió estão otimistas

Cidade tem apresentado um nítido sinal de aquecimento do mercado imobiliário

Apesar do Brasil ser um país de grandes proporções, acredita-se que a maior parte das alternativas viáveis de estilo de vida estão situadas no decorrer da costa sul do país. Entretanto, isso é um pouco mais complexo, visto que há cidades no litoral do Nordeste que são bem interessantes. As opções de imóveis em Maceió, por exemplo, são um claro exemplo da qualidade de vida nessa região.

A cidade de Maceió tem relevância desde a época da colonização, quando se tornou um porto marítimo de grande relevância, participando da exportação da diversos produtos, como especiarias, couro, tabaco, coco e madeira. Trata-se de uma cidade bem moderna, dotada de elegância e sendo também muito limpa, com quilômetros a fio de praias de areia branca, lotadas de guarda-chuva coloridos e cercadas de vegetação.

Mas o que faz dessa localidade assim tão atrativa, a ponto de deixar os proprietários de casas para alugar mais otimistas? Continue lendo para saber mais.

O mercado imobiliário em Maceió

Os valores dos imóveis no país como um todo tem se mostrado bem estáveis nos últimos cinco anos, sobretudo na cidade de Maceió. A propósito, é possível adquirir um apartamento grande, com mais dormitórios, por um bom preço.

A economia brasileira tem estado crítica nesses últimos cinco anos, então pode-se ganhar em dobro com a recuperação da moeda e da economia. Assim que a recuperação econômica efetivamente acontecer, isso deve auxiliar no aumento dos preços em reais enquanto o real em fase de recuperação necessitará aumentar ainda mais os valores do seu investimento.

Sendo assim, esse pode ser o momento perfeito para quem nutre o desejo de adquirir imóveis em Maceió.

Desde o ano de 2016, o mercado imobiliário vinha apresentando uma crise considerável na economia. A diminuição dos custos para o financiamento de imóveis atingiu cerca de 70%. Contudo, essa medida não foi o bastante para recuperar a categoria.

A proposta naquele momento era que até o fim de 2017 os reajustes tivessem a capacidade de continuar com o mercado em alta. Entretanto, a situação adquiriu proporções inimagináveis, que culminou em um conjunto de crises no setor.

Surpreendentemente, o mercado imobiliário na cidade começa a se estabilizar, transformando-se em algo mais atrativo para atingir novos consumidores, com projetos que conversam de forma direta com a relação custo benefício e o conforto.

Devido aos recuos sofridos pelo setor, os preços dos imóveis disponíveis estão em patamares atrativos e interessantes, podendo ser um bom momento para a alugar imóveis. Por outro lado, é uma fase que pode ser benéfica para as empresas do ramo e para as pessoas que pretendem investir nesse mercado, justamente por conta desses investimentos nesse segmento, que asseguram que haja projetos na ativa.

Além de tudo isso, depois de um período conturbado, o setor começa a apresentar sinais bem nítidos de melhora. Apesar de ainda incipiente, o reaquecimento do mercado imobiliário tem aumentado a procura por casas para alugar em Maceió.

Esforços conjuntos de empresas do setor com algumas instituições financeiras como a Caixa Econômica Federal permitiu a diminuição as taxas de juros e ampliar a cota de financiamento para imóveis usados, com o intuito de estimular as vendas da categoria.

Essas possibilidades positivas na aquisição de imóveis terá um reflexo direto também no caso dos aluguéis, uma vez que o valor do imóvel influenciará o valor do aluguel e também pelo fato de que muitas pessoas comprarem imóveis para alugar e obter uma renda extra com a locação.

O resultado foi muito otimista, bem melhor do que se imaginava, o que pode significar o objetivo de fazer com que o mercado se aqueça e melhore. Houve uma procura bastante elevada e cada vez mais apartamentos são alugados. Isso vale tanto para os imóveis novos, quanto para os imóveis usados.

A alta procura por imóveis para locação

Devido a contextos e eventos internos ocorridos em Maceió, como a remoção de 17 mil pessoas que vivem em 4,5 mil casas, isso impulsionou uma busca desenfreada por imóveis na cidade, o que fez com que o valor para locação subisse em até 20%.

Esse ocorrido, aliado ao fato de que houve uma alta procura por locação levou os imóveis para cima, fazendo com que os valores aumentassem. É essencialmente a lei da oferta e da procura. O valor é considerado mediano. Todavia, quando houve um aumento nas buscas, esses imóveis passaram a elevar o valor do aluguel.

Motivos para se adquirir um imóvel em Maceió

Encontrar a casa certa para se alugar em Maceió pode ser um verdadeiro desafio, que demanda uma boa dose de pesquisa e uma procura apurada por casas. Antes de começar a pesquisa, confira se você conhece com clareza e precisão qual é o seu orçamento e quais são as suas necessidades, assim como cultivar uma compreensão mais profunda acerca dos riscos climáticos e financeiros envolvidos.

Você igualmente necessitará valer-se de um corretor de imóveis altamente qualificado, com uma vasta experiência na locação de imóveis em áreas litorâneas.

Além disso, é igualmente relevante observar com toda a atenção qual o grau de proximidade com a água. Na verdade, este é um dos fatores cruciais quando se deseja alugar um imóvel na cidade de Maceió. O nível de proximidade do imóvel com a água terá seus prós e contras, que devem ser pesados antes de selecionar o espaço.

Para quem está pensando nas casas em condomínio para alugar em Maceió, é de grande valia saber como é a vizinhança, a fim de descobrir o quão tranquilo ou não será a casa, se o bairro é calmo e seguro, se são pessoas solidárias, enfim, tudo isso pesará nesse aspecto.

Ademais, vale a pena verificar quais são os riscos de inundação, pois eles podem provocar danos e, consequentemente, gerar gastos extras.

Agora você entende quais são os motivos que levam os proprietários de casas para alugar em Maceió ficarem mais otimistas. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!