×

Alagoas

Pronatec coloca jovens no mercado de trabalho em Coruripe

Alunos de escolas de Coruripe durante aula de soldagem industrial

Pela manhã, Vislane Érica da Conceição, 17 anos, é a única presença feminina nas aulas de solda industrial. Os colegas de turma dizem que ela é dedicada e não faz questão de pegar no pesado. “Aqui não tem essa de menino ou menina, as tarefas são para todos”, afirma o instrutor Valdeir dos Santos, que ministra aulas práticas para as duas turmas do curso de soldador industrial.

Na turma da tarde, outras três garotas também participam do curso de solda ofertado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnologia Maria Alice Beltrão, em Coruripe. Ao todo, 16 alunos fazem o curso, que começou em fevereiro e deve ser concluído em julho.

Para José Erick Silva dos Santos, 17 anos, colega de turma de Vislane, o curso é sua esperança de conseguir o primeiro emprego. “Depois de receber o certificado, espero ser aproveitado por alguma empresa, já que o mercado de trabalho está aquecido”, afirmou José Érick. A exemplo de outros alunos do curso de solda, ele também é aluno do ensino médio. Estuda na Escola Estadual Djalma Siqueira.

Sine

“Os alunos dessas duas turmas de soldador serão encaminhados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) e deverão ser aproveitados rapidamente pelo mercado de trabalho, já que é uma profissão muito procurada pelas indústrias”, afirmou Vilma Cruz Honorato, diretora do Centro Profissionalizante de Coruripe. Segundo ela, o Centro já formou várias turmas do Pronatec.

“No momento, estamos dando início às aulas de 15 cursos do Pronatec. Todos gratuitos e para cerca de 580 alunos”, destacou Vilma. “São cursos técnicos, como de agente comunitário de saúde, prótese dentária e automação industrial com cargas horárias longas de 1.200 horas; e cursos mais rápidos com até 160 horas/aula, com os cursos básicos de inglês e espanhol”, acrescentou a diretora. Além do certificado e do encaminhamento ao mercado de trabalho por meio do Sine, os alunos dos cursos do Pronatec recebem uma ajuda de custo, paga com recursos do Governo Federal.

Monique Jaqueline Freitas da Silva, 16 anos, está matriculada no curso de Técnico Administrativo do Pronatec em Coruripe. Segundo ela, o curso está servindo de base tanto para o mercado de trabalho como de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “As aulas estão me ajudando muito. Por isso tenho me dedicado ao máximo”, garante.

Histórico

O Pronatec é um programa do governo federal voltado para a capacitação profissional técnica de jovens e adultos. Foi criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos, com a meta de realizar 8 milhões de matrículas.

Em Alagoas, este ano mais de 7 mil vagas em dezenas de cursos do Pronatec foram ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para alunos do ensino médio da rede pública de ensino, na capital e em várias cidades do interior do Estado.

De 2011 para cá, a Secretaria Estadual de Educação já capacitou cerca de 3 mil jovens pelo Pronatec. No período de um ano, a oferta de vagas da SEE registrou um aumento de mais de 100%, passando de 2.924 vagas em 2013 para 7.110 vagas em 2014.