Psicóloga Eliana Santos e Promotor João Batista
Na manhã desta quarta-feira, 23, o promotor João Batista e a psicóloga Eliana Santos Brandão estiveram nos estúdios da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para falarem um pouco sobre o curso preparatório promovido pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Penedo, que ocorrerá em outubro.
Com o objetivo de capacitar pessoas residentes em Penedo, Coruripe, Jequiá, Junqueiro, Piaçabuçu, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Porto Real do Colégio, São Brás, Olho D’água Grande e São Sebastião, as inscrições seguem até o dia 15 de setembro.
De acordo com o promotor e a psicóloga, o curso, que tem como objetivo contribuir na preparação dos pretendentes, acerca dos aspectos legais, sociais e psicológicos da adoção, será realizado no formato online, através da plataforma Meet, todas as terças de outubro (dias 10, 17, 24 e 31) e no total terá 16 horas de carga horária.
Durante a entrevista, a psicóloga sanou algumas dúvidas que cercam a adoção como diferença de idades, quem pode adotar, se estado civil ou a orientação sexual interferem na adoção, qual o salário necessário para poder se adotar e porque a espera pela adoção é tão longa.
Entre os temas abordados na capacitação, promovida pelo Núcleo Multidisciplinar da região de Penedo, estão educação com afeto, o filho idealizado e o filho real, e os aspectos legais do procedimento.
A coordenação técnica do curso está sob responsabilidade da psicóloga Eliana Santos Brandão e as aulas serão ministradas por assistentes sociais, pedagogos, juízes e promotores.
Clique AQUI para se inscrever
Veja os palestrantes
Abertura – Juiz Rafael Wanderlei
Aspectos legais da adoção – Promotor João Batista Aspectos
Entrega voluntária – Psicóloga Eliana Santos Brandão
Ressignificação, mitos e preconceitos – psicóloga Eliana Santos Brandão
História da adoção – Nadja Junqueiro, mãe de crianças adotadas
Educar com afeto – Psicóloga Lidiane Freitas
Apadrinhamento e adoção – Jussara Pacheco, Coordenadora técnica da Vara da Infância e Juventude
História da adoção – Sirlene
Sistema nacional de adoção e acolhimento – José Ferreira, técnico da 1ª Vara de Coruripe
Filho idealizado e filho real – Psicóloga Marcolina
Implicações sociais de devolução – Assistente Social de Penedo
Encerramento – Juiz Mauro Baldini
