
Eládio Estrela foi designado representante do MPE para conflitos agrários
O promotor de Justiça Eládio Estrela foi designado pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, para compor o Comitê de Conflitos Agrários do Estado de Alagoas. Criado por determinação do governador Teotonio Vilela Filho, o colegiado pretende atuar de forma direta na resolução dos conflitos.
O órgão foi uma demanda originada em fevereiro deste ano, depois de uma reunião no Palácio República dos Palmares, com representantes dos movimentos sociais que cobraram mais agilidade nos processos de reforma agrária.
Eduardo Tavares atendeu ao ofício encaminhado pelo secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado de Alagoas, Álvaro Machado, solicitando ao Ministério Público Estadual a indicação de um membro.
Para o promotor Eládio Estrela, essa será uma oportunidade ímpar de colaborar com Alagoas contribuindo como representante do Ministério Público para a pacificação, pois os conflitos entre movimentos sociais e proprietários de terra podem ser resolvidos a partir do diálogo e do cumprimento da legislação, uma vez que esta dispõe os parâmetros que permitem a expropriação de terras improdutivas e veda invasões de propriedades.
Além do representante do Ministério Público, o Comitê de Conflitos Agrário é composto ainda por representantes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e já está em pleno funcionamento.