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Brasil/Mundo

Promoção do turismo brasileiro no exterior recebe reconhecimento internacional

WTM contou com promoção de destinos nacionais

A promoção dos atrativos turísticos brasileiros no exterior foi motivo de reconhecimento no mercado internacional. Isso porque o Brasil foi eleito, neste mês, pelo Prêmio Bitácora como “Destino Internacional Mais Bem Promovido”. Ao lado dos Estados Unidos e do México, o Brasil foi lembrado por cerca de três mil membros que participaram das votações, que contemplou outras 18 categorias do setor de turismo do mundo.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) divulgou, recentemente, um levantamento com informações sobre a vinda de estrangeiros para o país na temporada de verão. Segundo a entidade, mais de 800 mil estrangeiros devem visitar o Brasil nos próximos meses, sendo cerca de 20% com origem dos Estados Unidos.

A expectativa é de que os gastos de estrangeiros no país cresça com a chegada do verão, uma das épocas mais esperadas do ano, tendo em vista a mudança de perfil dos visitantes internacionais em território brasileiro. Em 2021, os Estados Unidos (132,2 mil) foram o principal emissor de turistas para o Brasil. O país norte-americano, historicamente, ocupava o segundo lugar, atrás da Argentina, que no ano passado caiu para a terceira posição (67,3 mil), logo atrás do Paraguai (132,1).

Os turistas estadunidenses, representaram 17,7% do total de turistas estrangeiros que o Brasil recebeu no ano passado (em 2019, eram 9,3%), e gastaram, em média, US$ 182,64 por dia de viagem. Significa que mantendo a tendência também neste ano de uma maior chegada de turistas norte-americanos ao Brasil – e por países europeus (Portugal e França foram as 6ª e 7ª nações que mais enviaram turistas ao Brasil em 2021) –, a receita gerada a partir da prestação de serviços a este público deve ser ainda maior.