Mais de 600 alunos do ProJovem Urbano de Maceió participaram, no Teatro Deodoro, da cerimônia de formatura e entrega de certificados de conclusão do ensino fundamental e qualificação profissional. O curso durou 18 meses e teve como objetivo elevar o grau de escolaridade e a prática do exercício de cidadania dos jovens.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Cícero Almeida, do secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, do coordenador-executivo do programa, Gino César, do secretário municipal de Infraestrutura e também paraninfo da turma, Mosart Amaral, entre outras autoridades.
Almeida parabenizou os formandos e anunciou a abertura de mais de 1.600 vagas para o ProJovem 2012. Já o secretário de Educação, Thomaz Beltrão valorizou o esforço e a luta dos jovens em investir em educação como um meio fundamental para a inserção no mercado de trabalho.
O coordenador-executivo do programa em Maceió, Gino César, acentuou a realização da primeira festa de formatura do programa, onde 668 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, conquistaram não só o ensino fundamental, como também, aprenderam um ofício para formação inicial ao trabalho.
Os familiares dos jovens também puderam participar do evento. Para a mãe de Dasianne Ribeiro , formada em Telemarketing, Cleonilde Ribeiro, o certificado vai ser fundamental na vida da filha , pois irá facilitar para que ela arrume um emprego e cresça profissionalmente.
De acordo com a coordenadora pedagógica do programa, Solange Gouveia, os formandos tiveram uma formação inicial nos Arcos Ocupacionais e uma qualificação profissional nas áreas de Telemática (help desk, operador de micro, promotor de vendas e telemarketing); Administração (almoxarife, office-boy, office-girl, administrativo e almoxarifado); Construção e Reparos (ladrilheiro, gesseiro, pintor e reparador); e Serviços Pessoais (manicure, pedicura, depilação, maquiagem e cabeleireiro).