A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), promoveu nesta quinta-feira (8), no Ginásio de Desporto Otacílio Martins Oliveira, no Colégio Fantástico, no bairro do Benedito Bentes, a aula inaugural do ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã 2010. Trata-se de um programa do Governo Federal que, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, prepara o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.
Esse programa visa estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora. No bairro do Benedito Bentes e adjacentes, estarão participando do programa mil jovens desempregados, com idade entre 18 a 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo. Mas também serão contempladas, com o mesmo programa, a região do Jacintinho, com 500 participantes, e a parte baixa da cidade, com mais 500 participantes.
Segundo afirmou o secretário Arnóbio Cavalcante Filho, durante um período de seis meses, os selecionados passarão por um processo de qualificação básica, com conteúdos sobre valores humanos, ética e cidadania, inclusão digital, meio ambiente, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida, noções de Direito Trabalhista, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho e estímulo e apoio à elevação de escolaridade; e qualificação específica sobre saúde, construção e reparos, educação, turismo e administração.
No total, serão 350 horas/aula (15 por semana), sendo 100 de qualificação social e 250 de qualificação profissional, a serem ministradas por uma instituição contratada para esse fim. Os alunos terão direito a vale transporte, lanche, fardamento e um auxílio de R$ 100, mediante comprovação da frequência em sala de aula.
“Ao final do treinamento, a Prefeitura de Maceió e esta secretaria esperam colocar no mercado de trabalho 30% dessas pessoas que serão capacitadas. Mas, na verdade, nossa expectativa é nos empenharmos para que todos entrem nesse mercado. A região do Benedito Bentes é muito dinâmica, muitas indústrias e outros equipamentos estão se instalando, o que contribui para que essa meta seja alcançada”, acrescenta Arnóbio.
Ele agradeceu ao prefeito Cícero Almeida pelo empenho em implantar esse projeto de amplo alcance social. “É um projeto de qualificação profissional muito importante, que mostra a preocupação do governo com o social, garantindo aos jovens, cidadania e dignidade, e um espaço na sociedade”, finalizou o secretário.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre as quais, o advogado Herth César, superintendente regional do Ministério do Trabalho, diretores da secretaria, além de representantes da comunidade.