×

Maceió

ProJovem Trabalhador oferece duas mil vagas para maceioenses

Os jovens com idade entre 18 e 29 anos já podem se inscrever nos cursos oferecidos pelo ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã. De iniciativa do governo federal, o programa é gerenciado, em Maceió, pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Para participar, é preciso observar algumas exigências, como ter concluído o ensino fundamental e médio. A família deve ter, no máximo, renda per capita de um salário mínimo. “O jovem também não pode estar trabalhando”, ressalta o diretor de Economia Solidária da Semtabes, Alexandre Costa.

Segundo ele, há duas mil vagas disponíveis, sendo mil só para atender a região do Benedito Bentes. Lá, as inscrições podem ser feitas na sede do Instituto Beneditense Associativista (IBA). Os cursos oferecidos são nas áreas de Turismo, Saúde, Educação e Construção e Reparos. As outras mil vagas são para os bairros da parte baixa da cidade, como Serraria, Feitosa, Barro Duro, Jacintinho, Ponta Grossa, Pontal da Barra e Dique-Estrada. Para quem mora nesses bairros, há duas opções de local de inscrição: na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), na Serraria, ou no Colégio Santos Dumont, na Ponta Grossa.

“Do total de vagas oferecidas, 30% devem ser convertidas na colocação desses jovens no mercado de trabalho”, explica o diretor da Semtabes. Para implantar o ProJovem em Maceió, a secretaria firmou um convênio com a Tocqueville e com o Banco Cidadão.