×

Sergipe

Projetos e gestores estaduais recebem Prêmio Educar-SE

Gestores e projetos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) receberam o Prêmio Educar-SE 2016, concedido pelo produtor cultural Jorge Lins às personalidades e iniciativas que se destacaram no âmbito da Educação em 2016. O evento aconteceu na noite desta terça-feira, 27.

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, recebeu o prêmio na categoria Gestão Pública e Responsabilidade. A ex-superintendente executiva da Educação, Marieta Barbosa Oliveira, recebeu o prêmio de Personalidade da Educação 2016. O projeto ‘Brigada da Educação contra o Aedes’, coordenado pelo professor e enfermeiro Jorge Costa, e o projeto ‘Repórter Educação’, organizado pelo jornalista Lelê Teles, foram agraciados como ‘Experiências Exitosas’.

O grupo de teatro Parlacênico, do Colégio Estadual John Kennedy, e a diretora Adenilda Nascimento, do Colégio Estadual Walnir Chagas, de Aracaju, também receberam a premiação.

O superintendente executivo, Everton Siqueira, representou Jorge Carvalho na solenidade de premiação. Ao receber o prêmio, Siqueira dedicou a homenagem aos professores e gestores da rede estadual de ensino, segundo ele, razão de o secretário Jorge Carvalho receber a prêmiação naquela noite. “O nosso secretário pediu para agradecer e dizer o quanto ele se sente honrado em receber o prêmio na categoria de Gestão Pública. Dedico esse prêmio aos professores e gestores da Educação de Sergipe”, afirmou.

O produtor cultural Jorge Lins falou sobre a atuação da ex-superintendente executiva da Educação. “Marieta tem mais de 30 anos de trabalho na área e, independentemente de cargo, sempre pautou os trabalhos com muita leveza e compromisso. Nós é que agradecemos”.

Projetos exitosos

O ‘Repórter Educação’ iniciou em 2015 através de uma iniciativa para alavancar o protagonismo juvenil nas escolas da rede estadual de Sergipe. De forma criativa e descontraída, o projeto percorre as escolas mostrando ações e alunos que fazem a diferença. A iniciativa já foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) como algo a ser seguido por outros estados.

A ‘Brigada da Educação de Combate ao Aedes’ alia educação à saúde e prevenção nas escolas da rede estadual. O projeto usa como estratégias a arte, prevenção em saúde e a erradicação dos possíveis focos do mosquito nas escolas estaduais, além de oficinas de formação de multiplicadores.

“Essa premiação é um reconhecimento do trabalho. São mais de 180 escolas visitadas pela Brigada, com mais de 30 mil alunos participantes em todo o estado”, contabilizou Jorge Costa.