×

Sergipe

Projetos de Resíduos Sólidos foram discutidos em Propriá

Na manhã desta segunda-feira, 21, na cidade de Propriá, ocorreu a segunda etapa do Seminário Estadual de Resíduos Sólidos, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O evento ocorreu na Câmara de Vereadores do Município.

O seminário teve o objetivo de desenvolver a implantação de consórcio público para os municípios do Baixo São Francisco: Propriá, Cedro de São João, Telha, Malhada dos Bois, São Francisco e Amparo do São Francisco. Em todo o Estado de Sergipe existem exatos 129 lixões a céu aberto e nenhum aterro implantado.

Durante seminário foi apresentado um histórico do processo de estudo e regionalização dos resíduos sólidos do Baixo São Francisco. Também foi apresentado e debatido o Protocolo de Intenção e Formação do Consórcio de Saneamento do Baixo São Francisco.

Os vereadores dos municípios do Baixo São Francisco debateram bastante sobre a preocupação que eles têm sobre os lixões que ficam abertos em seus municípios. Para José Panta, vereador da cidade de Malhada dos Bois, a questão do lixo em seu município é preocupante, uma vez que todo o resíduo doméstico é depositado sem critérios, “por falta de alternativa”.

O coordenador da área de Resíduos Sólidos, também responsável pela Superintendência de Qualidade e de Educação Ambiental da Semarh, Licio Valério Lima, explicou para os participantes do seminário a importância dessa revitalização para os municípios.

“O Governo Federal investiu muito para que se possa cuidar dos Resíduos Sólidos. Por isso os municípios têm que se juntar e debater sobre o problema de lixo em cada cidade, para que se possa firmar um acordo geral e dá inicio as atividades” declarou Lício.

Durante discussão o superintendente explicou que a gestão do lixo não será administrada pela prefeitura, mas sim pelo consórcio licitado.

No desenho inicial da operação da gestão do lixo, os carros de lixo deverão passar pelas portas recolhendo lixo e a população será treinada a separar cada tipo de lixo. Também haverá pontos de entrega voluntários em cada cidade, para que população tenha consciência que não se deve jogar coisas no meio da rua e nem em rios.

Nesta terça-feira, 22 de junho, esse mesmo seminário ocorreu na Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória. Sendo Glória o município pólo do evento, a qual abrange os municípios de Porto da Folha, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco.