×

Maceió

Projetos de Cras serão apresentados em seminário nacional

Quatro iniciativas de promoção à inclusão social e à socialização de direitos, que beneficiam, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a população do maior complexo habitacional de Maceió – o bairro do Benedito Bentes -, foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para serem apresentadas durante o II Seminário Nacional de Direito e Assistência Social. Desenvolvido pelo MDS. Este ano, o evento tem como tema “A consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no ordenamento jurídico brasileiro”.

Desenvolvidos pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Conjunto Cidade Sorriso, localizado na parte alta da capital, dois dos projetos que serão apresentados no seminário do MDS também foram aprovados e apresentados, nos dias 10 e 11 de novembro, no 1º Fórum de Debates Sobre Política de Assistência Social no Estado, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Encontro com as Gestantes: Socializando Direitos e Deveres” e “Educação Ambiental no Cras Cidade Sorriso” foram os dois trabalhos apresentados na universidade.

O primeiro projeto capacitou, durante seis meses, 30 crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro, oferecendo condições para atuação dos jovens na sensibilização da comunidade, focando na preservação das áreas verdes do bairro. Temas como reciclagem, coleta de lixo seletiva, o descarte correto de outros resíduos e as formas efetivas de abordagens comunitárias para implementação de boas ações, dentro e fora de casa, serviram como base para palestras. Houve também a plantação de verduras e legumes, junto com o acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento dos mesmos durante o semestre.

Atenção às gestantes

No quesito de atenção às gestantes do Cras, foi priorizada a qualidade de vida das beneficiárias do Gestante Mais Nutrida – o programa da Semas que concede alimentação complementar às gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade na capital. Além de receberem o benefício, todas as futuras mamães passam por capacitações sobre vários assuntos, entre eles, os direitos como cidadãs, legislação e saúde.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, o reconhecimento, através das aprovações dos trabalhos, mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pela pasta. “Iniciativas simples que fazem a diferença e causam grande impacto na qualidade de vida dos nossos usuários: isso é o básico, queremos mais. Assim como acontece nos Cras, temos uma variedade de trabalhos que são desenvolvidos diariamente pelos nossos profissionais em outras áreas. São pessoas que trabalham diuturnamente pelo direito de outras”, destacou Celiany.

Além dos dois projetos já detalhados, os trabalhos “Cidadania Ativa: uma experiência com o grupo de idosos” e “Democratização do acesso aos direitos socioassistenciais dos usuários através da gestão territorial”, realizados no Cras Cidade Sorriso, também serão apresentados no Seminário do MDS que vai acontecer nos dias 2 e 3 de dezembro em Brasília, no Distrito Federal.