A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), participou do Fórum da Cidadania das Mulheres da Paz, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado em Jaraguá.
O objetivo do evento foi capacitar e orientar as 300 mulheres da paz que irão atuar como mediadoras sociais nos bairros com maiores indicadores de violência da capital. Outra meta foi integrar as mulheres selecionadas com os integrantes da rede de parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado neste projeto.
Foram selecionadas 300 mulheres da paz. Deste grupo, 100 pertencem ao bairro do Vergel do Lago, 100 são moradoras do Jacintinho e outras 100 do Conjunto Benedito Bentes. Durante o evento, a coordenadora geral do Creas, Aline Dantas, apresentou os programas e serviços socioassistenciais desenvolvidos pela Semas, entre eles o Creas, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), além dos abrigos.
Ela esclareceu, também, como as mulheres podem acessar esses programas e serviços na própria comunidade. “O papel do Creas é importante na questão da divulgação dos direitos das mulheres, principalmente, entre aquelas que tiveram os seus direitos violados, para que elas possam ter acesso aos nossos serviços, sempre buscando dignidade e qualidade de vida”, disse a coordenadora Aline Dantas.
