×

Alagoas

Projetos da área de segurança pública são apresentados ao Bird

Os projetos e ações da Defesa Social para o enfrentamento e combate à criminalidade no Estado, com foco principal na redução do número de homicídios, foram apresentadas por gestores da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) em reunião com o consultor do Banco Mundial (Bird), Cláudio Beato. Os encontros com dirigentes de órgãos públicos fazem parte do processo de negociação de empréstimo internacional obtido pelo governo alagoano junto ao Bird.

O processo de integração entre os órgãos de segurança pública para o combate à criminalidade e redução da violência é o principal objetivo a ser alcançado pelo atual governo a partir da Lei Delegada nº 45. Com a nova lei, foram introduzidas mudanças na estrutura da Defesa Social.

“Com a lei delegada, foi criada uma Coordenadoria de Prevenção que vem trabalhando na implantação de um sistema de unificação de dados e análise criminal, o que vai proporcionar a implementação de uma política eficiente de combate à criminalidade”, disse o coordenador geral de Políticas, coronel Edmilson Cavalcante.

De acordo com a Seds, o software com informações unificadas está sendo finalizado, devendo entrar em funcionamento a partir de janeiro. O banco de dados reunirá informações de todas os órgãos de segurança, como polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial.

Para alcançar melhores resultados no combate à criminalidade, a Defesa Social também aposta no trabalho conjunto das polícias, que passarão a atuar em áreas integradas delimitadas em todo o Estado, com cumprimento de metas para a redução da violência.

“Com a compatibilização de áreas operacionais iremos adotar a gestão de resultados, envolvendo todas as instituições de segurança pública”, explicou o coordenador de Planejamento, coronel Marcus Vinícius. Ele citou ainda o projeto de Polícia Comunitária como experiência de sucesso adotado pelo governo alagoano para o combate à violência.