No dia 19 de Setembro, acontecerá no Centro de Convenções, em Maceió, a 8ª edição do Encontro de Gestores Públicos e a 4ª edição do Mostra e Amostra de Trabalhos em Educação Ambiental, ambos promovidos pelo Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva.
Os principais objetivos do evento são a discussão de temáticas socioambientais voltadas à interação e organização de práticas sustentáveis, que envolvam o homem e o meio ambiente, e a disseminação, nos diversos segmentos sociais, de conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais no Estado de Alagoas. Na oportunidade, estarão representadas as seguintes regiões: Zona da Mata, Agreste, Caatinga, Sul, Litorânea e Costeira, contabilizando a participação direta de 33 municípios alagoanos.
A efetivação destes eventos parte da necessidade de inserção de escolas e comunidades num processo socioeducativo discursivo, onde serão apresentadas alternativas sustentáveis voltadas para preservação dos Biomas da Mata Atlântica e Caatinga e seus respectivos ecossistemas, enfatizadas, na prática, pela exposição e execução dos Projetos de Intervenção e Integração na Comunidade – PIICs. O momento também propiciará que os educadores ambientais envolvidos com o processo de formação continuada, conheçam outros projetos além dos quais os mesmos acompanham e desenvolvem nas suas próprias comunidades.
Público Alvo: Educadores da rede pública e particular de ensino, professores e alunos universitários, alunos da Educação Básica, gestores públicos, técnicos de Secretarias estadual e municipais de educação, cultura, agricultura, saúde e meio ambiente, representação da sociedade civil organizada, comunidades, associações e sindicatos, empresas e ONG’s.
Além das apresentações e avaliações do projetos, a programação conta com uma palestra do Professor Doutor: Cícero Péricles O. de Carvalho, da Universidade Federal de Alagoas com o tema: Possibilidades e Limites do Desenvolvimento Sustentável em Alagoas. Para Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais da Braskem, a realização do encontro é uma “excelente oportunidade para dar visibilidade as ações de sustentabilidade que são desenvolvidas nos municípios alagoanos, como também aferir o grau de maturidade destes projetos. Isto possibilita traçar planos de atuação, que permitem reforçar estas ações.”
