×

Cultura

Projeto Xangô Rezado Alto abre inscrições na capital alagoana

As inscrições para a edição 2014 do projeto Xangô Rezado Alto estão abertas a partir desta quinta-feira (09). A partir deste ano, o movimento de celebração à memória do “quebra dos terreiros,” ocorrido na capital, em 1912, passa a ser realizado pela Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Anteriormente, a ação era coordenada pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

A novidade deste ano, segundo a coordenadora de Políticas Afirmativas da FMAC, Filomena Félix, é participação de grupos que trabalhem a temática negra, independente de serem casas religiosas, a exemplo de manifestações folclóricas como o bumba-meu-boi e as baianas.

O evento deve acontecer no dia 31 de janeiro com concentração a partir das 14h, na praça Dom Pedro II, local onde no passado já existiu um pelourinho e onde atualmente funciona a Assembleia Legislativa Estadual, no Centro de Maceió.

De acordo com o gerente de Políticas Culturais da FMAC, Amaurício de Jesus, outro reforço para o projeto vai ser a realização de um giro especial, no dia 2 de fevereiro, na praia de Pajuçara, mesma data em que ocorreu a destruição dos terreiros de Maceió, em 1912, ordenada pelos governantes da época.

O cortejo

O cortejo do Xangô Rezado Alto acontecerá no dia 31 de janeiro e deve contar com a participação de grupos com temática étnico-racial da cultura negra. A saída está programada na praça Dom Pedro II, às 15h e deve seguir pela Rua do Sol, com paradas programadas na frente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, onde está exposta a coleção Perseverança, com peças resgatadas dos terreiros destruídos em 1912 e na Igreja dos Pretos. O encerramento deve acontecer na praça dos Martírios com apresentações musicais e culturais.